Telas transformadas em postais

1003 0

O projeto que transformou as caricaturas de Tadeu Martins em cartões postais, além de difundir a pintura e poesia que retrata cenas do cotidiano gaúcho, aproximou o artista de alunos do ensino fundamental por meio de palestras interativas na tarde de segunda-feira, dia 8.
Uma 4ª palestra destinada a toda a comunidade será realizada no dia 15 deste mês, com início às 18h 30mim, no Centro Municipal de Cultura, junto à sala dos Conselhos. O artista faz uma exposição sobre seu trabalho artístico, a cultura gaúcha e os caminhos da cultura no Rio Grande do Sul. A entrada é gratuita e está limitada a capacidade do auditório que é de 50 pessoas.
A proposta “Postais Gaúchos: Caricaturas de Tadeu Martins” é uma entre 10 outras apoiadas e financiadas pelo Fundo Municipal de Cultura. O projeto é de autoria do produtor cultural, Claudio Reinke. Ele destaca que a intensão é divulgar a arte de Tadeu Martins nos cartões, mas também promover palestras para que os jovens e crianças possam ter um contato direto com o artista, e, deste modo, trocar ideias ou conhecer a rotina de quem produz arte e estuda a cultura. Pois o produtor cultural enfatiza que a arte também é uma alternativa de profissão.
Foram três momentos distintos com alunos do ensino fundamental das escolas municipais: Liberato Salzano Vieira da Cunha no Bairro São Carlos, Prof. Mathilde Ribas Martins no Bairro Cohab e Eurico de Mirais no Bairro Haller. Cada educandário foi contemplado com 100 kits com 6 postais e também reproduções de obras de Tadeu Martins feitas em nanquim em folhas A4 que podem ser coloridas pelos alunos.
Claudio Reinke considera importante este momento de interação porque dá abertura para uma vivência mais próxima com a arte e o artista. Afinal, a obra de Tadeu Martins está na praça, na poesia, nos pórticos e esculturas de cidades gaúchas, no entanto, a maioria das pessoas não tem a oportunidade de conversar com o autor destas obras.

Neste artigo

Participe da conversa