Piso, fachada, pinturas e sorrisos, mas principalmente, dignidade com quem trabalha diariamente no Retiro de Idosos Universina Carrera Machado. Este é o resultado da campanha “Solidariedade, essa ideia não envelhece” promovida pelo Rotary Club Santo Ângelo, Centro Norte. As ações do permitiram arrecadar mais de R$ 40 mil reais e promoveu a revitalização das instalações do retiro. Na tarde de ontem, dia 9, um evento simbólico na Casa Rotariana fez a entrega do resultado do projeto.
O lar atende 21 idosos e foi possível realizar reformas nos banheiros, renovar a pintura externa e interna, assentamento do piso das calçadas e no interior do local, pagar a mão de obra para substituição do forro, o local ganhou um portão eletrônico, melhorou o aspecto da fachada e um toldo foi colocado junto a entrada do retiro. Além disso, mais higiene e condições de trabalho e de habitabilidade para os abrigados e trabalhadores.
O coordenador do Retiro Universina Carrera Machado, Romiro C. Angst, lembra que a revitalização proporciona bem estar, não só para os 21 idosos, mas também, para as 13 pessoas que trabalham no local. A presidente do Rotary Club Santo Ângelo Centro Norte, Ana Carla Santo Pereira, valorizou a generosidade da comunidade e o engajamento de todos.
A campanha iniciou em julho deste ano e conforme foram surgindo às demandas, os companheiros do Rotary foram trabalhando para alcançar as metas de reforma. “Tem muito a ser realizado” disse Ana Carla, ela incentiva a comunidade a continuar colaborando, e ressaltou a importância da participação da comunidade e da divulgação nos veículos de comunicação, os quais ela agradeceu a colaboração no ato de entrega na campanha.
A instituição tem um quadro de cerca de 180 associados que mensalmente fazem uma contribuição espontânea, recebe um valor oriundo do Poder Municipal, doações de particulares e campanhas como a do Rotary. Só de água e luz, neste mês o retiro tem um débito que ultrapassa R$ 1500 reais.
A campanha iniciou em julho deste ano, realizou pedágios, bazar, visitas em empresas e a comunidade colaborou participando dos eventos, comprando a camiseta da campanha e depositando sua contribuição nas urnas localizadas nas empresas parceiras: O Boticário, Drogaria Mais Econômica, Farmácia São Lucas, Casa de Chás Frau Hintz, Arena Grill, Rolla Prime e Info@Café.