Durante a sessão plenária realizada na última segunda-feira, dia 8, o vereador Arlindo Diel (Democratas) abordou questões relevantes no enfrentamento à violência contras as mulheres, bem como falou sobre o trânsito em Santo Ângelo.
O edil que recentemente protocolou um projeto de lei que cria no município a Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência doméstica, falou da importância de se ter uma rede de proteção a estas mulheres que muitas vezes sofrem caladas por não terem recursos para se desvencilharem desta situação de violência. “Sabemos que a violência contra à mulher é algo que precisa ser constantemente enfrentada. Para isso, devemos criar uma rede de proteção que inicia com uma Casa de Passagem, já que muitas mulheres se obrigam a permanecer junto aos seus companheiros agressores por não terem para onde ir. Além disso, é necessário que neste local sejam disponibilizados acompanhamento psicológico, médico e social para que elas retomem suas vidas e saiam por completo desta situação de violência”, falou Diel.
Um projeto semelhante proposto pelo município foi aprovado por unânimidade durante as sessão. Nele o poder público foi autorizado à abrir crédito especial de R$ 100 mil para alugar um espaço onde será criado uma casa abrigo para mulheres vítimas de violência. “Ambos os projetos abordam uma situação delicada que é a violência doméstica. O diferencial em relação ao protolocado pela Bancada dos Democratas é que ao invés de alugarmos um espaço para a casa de abrigo, queremos que seja criada em nossa cidade uma casa de passagem, tornando-se um projeto permanente”, finaliza Arlindo.
Lombadas eletrônicas
O trânsito também teve destaque na Casa do Povo. Um pedido de informações protocolado por Arlindo Diel foi respondido. O teor do documento fala sobre a possibilidade de instalação de lombadas eletrônicas na Avenida Brasil, no cruzamento com a Daltro Filho. No local, está situada a Escola Augusto Nascimento e Silva, em face a isto o trânsito de estudantes é grande. Em outros tempos ocorreram acidentes com vítimas fatais no cruzamento.
A respostas exarada pelo executivo municipal aponta que estão previstas a colocação de lombadas naquele ponto. Entretanto, em vista da dificuldade de contratação da empresa responsável pelo trabalho, e pelo iminente risco de acidentes, nos próximos dias serão instaladas faixas elevadas e colocada nova sinalização.