Portas abertas à música regional no Canto Missioneiro

672 0

O 8º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 7º Canto Piá Missioneiro de Santo Ângelo já tem programação definida e confirmados os shows de abertura e encerramento com artistas como Mauro Tomé, Daniel Torres, Renato Borghetti, Antônio Fontoura entre outros. Na Praça Pinheiro Machado entre 10 e 12 de setembro o festival trás ao palco 32 composições inéditas, 12 da Etapa Geral e dez da Etapa Local, todas elas participam do 8º Canto Missioneiro da Música Nativa. Além disso, serão apresentadas dez músicas finalistas do 7º Canto Piá Missioneiro (cinco da categoria Juvenil e cinco da Mirim).

 

O lançamento oficial do festival ocorreu no Água Santa Bar e Clube do Acepipe, os eventos paralelos são uma realização da Prefeitura de Santo Ângelo – através da Secretaria de Cultura –, com produção cultural da Nova Produções e Eventos e incentivo do Sistema Pró-Cultura da Secretaria do Estado de Cultura do Rio Grande do Sul.

A programação do evento já está definida. O lançamento Canto Missioneiro contou com o show da Orquestra Acusticus e Cláudio Vargas. O evento tem o patrocínio dos Produtos de Limpeza Girando o Sol, Madeireira Haas, Fruki Guaraná, Colchões Probon, Lojas Becker e Arbaza Alimentos. O Canto Missioneiro tem ainda o apoio do Balneário Parque das Fontes de Entre-Ijuís e Gennesis Som & Luz.

 

DANIEL TORRES

Daniel Torres nasceu em Santa Vitória do Palmar, no entanto, é de pai chileno, mãe argentina e cresceu no Uruguai. Foi alfabetizado em Espanhol e retornou ao Rio Grande do Sul já adolescente, só então começou a falar o português. Daniel Torres nasceu em meio ao mundo do espetáculo e da música: seus pais eram artistas de circo e também trabalhavam no rádio como atores.

Em 1989 foi indicado para o Premio Sharp de cantor revelação de música regional. Em 1997, recebeu o troféu Vitória de melhor intérprete do Rio Grande do Sul, concedido pelo Governo do Estado. Daniel Torres, o cantor do MERCOSUL, é a voz da integração pampeana.

Participou de inúmeros festivais nativistas e coleciona mais de 50 troféus de melhor intérprete.

 

RENARTO BORGHETTI

Borghetti tem mais de 30 anos de carreira, ganhou o primeiro disco de ouro da musica instrumental brasileira. Além da agenda exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, levando a música gaúcha aos mais diversos cantões de nosso Brasil.

Poucos sabem que Renato Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais solida carreira internacional.Tournés europeias são uma constante na vida do gaiteiro , cidades italianas (sua origem) , passando ainda por festivais na Croácia, Republica Tcheca, Áustria e Alemanha. Na Áustria, onde se apresenta regularmente desde 2000, Renato se sente em casa, pois não há cidade em que não tenha tocado.

 

PROGRAMAÇÃO

10 de setembro

– 19h30: abertura oficial

– 20 horas: show de abertura com Mauro Thomé e Grupo

– 20h30: apresentação das concorrentes (cinco músicas da Etapa Local e seis da Etapa Geral)

 

11 de setembro

– 20 horas: apresentação das concorrentes (cinco músicas da Etapa Local e seis da Etapa Geral)

– Show com Antônio Fontoura e Grupo

 

12 de setembro

– 14 horas: Canto Piá Missioneiro (apresentação das concorrentes cinco da Categoria Mirim e cinco da Categoria Juvenil)

– 16 horas: show do Grupo Herança Missioneira

– 16h30: entrega da premiação do Canto Piá Missioneiro

– 19h30: reapresentação das 13 composições classificadas (local e geral)

– 23 horas: show de encerramento com Daniel Torres e Banda

– 0 hora: entrega das premiações

 

24 de janeiro de 2016

– 20h30: Lançamento CD e DVD do 8º Canto Missioneiro e 7º Canto Piá Missioneiro

– 21 horas: apresentação das músicas vencedoras do 8º Canto Missioneiro

– 21h30: show com Renato Borghetti e Banda

Neste artigo

Participe da conversa