O 4º Festival de Cinema de Santo Ângelo promovido pelo Clube Gaúcho já tem data agendada no calendário cultural do município e está marcado para os dias 19, 20 e 21 de agosto. A Cisne de Ouro 2015 vai contar com oficinas ofertadas pelo Instituto Estadual de Cinema (IEC). Na última semana, o presidente do Clube Gaúcho, vereador Jacques Barbosa, juntamente com coordenador de projetos culturais da entidade, Luiz Carlos Cavalheiro e o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) apresentaram o projeto do festival ao secretário de Cultura do Estado, Victor Hugo.
O secretário confirmou presença no festival, e disse “o cinema é uma área que tenho me empenhado, pessoalmente, para fomentar a produção de filmes locais. Recebo muito bem essa notícia de que Santo Ângelo realiza pela quarta vez o festival de curtas metragens”, disse Victor Hugo, que colocou a estrutura do Instituto Estadual de Cinema (IEC) para apoiar o Clube Gaúcho na organização da mostra. O IEC deve realizar uma oficina durante o festival.
A comitiva entregou ao secretário cópia do Cisne de Ouro, estatueta que é entregue aos vencedores do festival e que representa a história do cinema gaúcho, símbolo que homenageia também o Cine Cisne de Santo Ângelo, uma das poucas salas de cinema de rua ainda existente no Brasil e onde se encontra a maior tela de projeção de imagens do Estado.