Monumentos também revelam a história da Guarnição Missioneira

Quatro monumentos que exaltam personalidades militares têm homenagem em forma de monumentos na Av. Venâncio Aires. Além de perpetuarem as memórias e histórias da atuação militar no Brasil,...

2205 0

Por defenderem causas e se destacarem na defesa de ideais, singulares personalidades do meio militar ganharam o título de Patronos dentro das organizações do Exército Brasileiro e quatro delas possuem monumentos com bustos erguidos e podem ser visitados no canteiro central da Av. Venâncio Aires em Santo Ângelo:
O Patrono do Exército, Marechal Luis Alves de Lima e Silva, conhecido como Duque de Caxias; o Patrono da Arma de Infantaria, Brigadeiro Antônio de Sampaio, o Patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, Manoel Luis Osório e o Patrono das Armas de Comunicações, Marechal Rondon.

DUQUE DE CAXIAS

IMG_3315 (Copy)
No canteiro central da Av. Venâncio Aires têm três bustos, no centro deles está Marechal Luis Alves de Lima e Silva (1803-1880), conhecido como “Duque de Caxias” e considerado o Patrono do Exército Brasileiro. A obra em homenagem a Duque de Caxias foi idealizada e executada durante o Comando do Cel Sérgio José Barreto de Mattos em 20 de dezembro de 1996. O pedestal que guarda o busto é revestido em mármore, também expõe as placas informativas. Em uma das faces é possível ler “Sigam-me os que forem Brasileiros”. A obra está guarnecida por correntes e arbustos que também ornamentam aquele espaço urbano.

Brigadeiro Antônio de Sampaio

IMG_3301 (Copy)
Ao norte há uma homenagem dos Infantes das Missões ao Patrono da Arma de Infantaria, Brigadeiro Antônio de Sampaio. Este Monumento foi idealizado pelo Gen. Bda. Roberto Pontual Pinto de Lemos e realizado com o apoio dos integrantes de organizações militares de Infantaria da 16ª BDA. INF. MTZ. Também revestida em granito e sob uma elevação de concreto cercada de arbustos consta a informação da comissão de construção do monumento: Tem. Cel. Inf Carlos E. S. Soares, Tem. Cel. Inf. Wanderlei G. Sardinha, Cap. Inf. Baldino Bueno Neto Cap. Inf. Ranilson G. de O Filho e 1º Tem. Inf. Adhemar F. T. Teixeira.

Marechal Manoel Luis Osório

IMG_3341 (Copy)
Mais ao sul, no mesmo canteiro central da AV. Venâncio Aires, uma homenagem da comunidade santo-angelense ao Marechal Manoel Luis Osório (1808-1879), Patrono da Arma de Cavalaria. Este monumento foi idealizado pelo General de Brigada Luis Armando Franco de Azambuja e realizado com o apoio do Banco Sul Brasileiro S.A. Neste Monumento há uma placa em metal com a relação dos Ex Comandantes das Unidades de Cavalaria que passaram por Santo Ângelo.

Marechal Cândido Mariano
da Silva Rondon

20190614_084704 (Copy)
Atualmente, próximo ao pórtico de entrada do 1º BCom, é possível visualizar o busto do Patrono da Arma de Comunicação, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Inaugurado nas comemorações do cinquentenário de criação do 1º Batalhão de comunicações Divisionário, na data de agosto de 1995 sob o comando do Tem. Cel. Sergio José Barreto de Mattos. Além disso, na guarnição encontramos o Espaço Cultural Marechal Rondon que faz parte do Circuito Missioneiro de Turismo. Quando o 1º BCom veio para Santo Ângelo, com ele, também foi transferido todo o patrimônio cultural pertencente ao quartel, proporcionando aos Missioneiros a possibilidade de visitação deste acervo histórico e cultural, único no Brasil.

Neste artigo

Participe da conversa