O rompimento de uma adutora causou o desabastecimento de água em pelo menos trinta e dois bairros e atingiu cerca de 20 mil economias na última quinta-feira, dia 13 em Santo Ângelo. Toda a parte sul da cidade, além de bairros da zona oeste e grande Pippi foram afetados. Segundo nota da Corsan, uma adutora de água tratada de 200 mm, localizada na Avenida Venâncio Aires (foto) rompeu-se logo no início da manhã.
Por volta das 7h30min as equipes iniciaram o reparo da tubulação e o trabalho se estendeu até o começo da tarde. Segundo funcionários que trabalharam na obra, estima-se que mais de um milhão e meio de litros de água tenham sido desperdiçados devido ao rompimento da adutora, que há cerca de oito anos não apresentava nenhum tipo de problema.
Além do desabastecimento, o rompimento também fez com que a lama atingisse calçadas de residências próximas.
Após providenciar o reparo da tubulação, os funcionários fecharam o buraco que foi aberto pela força da água e limparam as calçadas e a rua. Inclusive, para a limpeza foi utilizado um hidrotanque.
Em situações como essa, em que há o rompimento de adutoras ou de tubulações, existe a recomendação para que a comunidade evite passar com veículo por cima do local ou até mesmo próximo, pois a terra que está por baixo do asfalto pode apresentar instabilidade devido à vazão de água, ocorrendo o risco de acidentes.