Entre os dias 8 e 10 de setembro, Santo Ângelo irá sediar um dos principais festivais nativistas do Rio Grande do Sul. O Teatro Antônio Sepp será o palco do 9º Canto Missioneiro da Música Nativa e do 8º Canto Piá Missioneiro de Santo Ângelo.
Ao todo, 812 composições foram inscritas, sendo 32 classificadas para festival. Nesta edição, a Comissão Avaliadora é composta por Arakén Maicá, Eron Carvalho, Maria Luisa Benitez, Mário Tessoldi e Nilton Ferreira.
Nesta semana, foram divulgados os shows do Festival. Na quinta-feira, 8 de setembro, ocorrerá o show de abertura do festival com Eduardo Maycá. Na sexta-feira, 9 de setembro, a atração principal será o show de Fábio Oliveiro, ambos no Teatro Municipal Antônio Sepp. No sábado à tarde, também no Teatro, após a apresentação das músicas do Canto Piá, haverá o show com Raone. Já o show de encerramento, no sábado, 10 de setembro, será com Jorge Guedes e Família, em frente à Catedral Angelopolitana. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento da revista Ronda Gaúcha. Nesta última noite, caso chova, o Festival ocorrerá no Teatro Antônio Sepp.
Organização
A Comissão Organizadora do evento é composta pelo presidente de honra e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres; o presidente é o coordenador de projetos históricos da Secretaria da Cultura, Mário Simon; a vice-presidente é a secretária de Educação, Rosa Maria de Souza; o coordenador é o secretário de Cultura, Júlio César Barrera Matos.
O festival também conta com a colaboração do secretário adjunto de Cultura, Isac Ceretta, do coordenador de tradição e folclore da SMC, Edson Jardim e da coordenadora de projetos da SMC, Marjorie Bier. Integram a equipe de apoio, os servidores da SMC, Rosangela Prestes Meneghini, Ismara Pozzebon Schimitt e Carlos Stocker.
O 9º Canto Missioneiro da Música Nativa tem produção cultural da Nova Produções, produção executiva de Jairo Reis, da Gente Gaúcha Produções e realização da Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura. O festival conta também com patrocínio das Lojas Becker e Produtos de Limpeza GirandoSol, conta com financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e tem como apoiadores culturais o Balneário Parque das Fontes e Revista Ronda Gaúcha.