A calçada da Praça Castelo Branco virou pista de caminhada. Os moradores da zona norte do município de Santo Ângelo que praticam caminhada nos finais de tarde, passaram a usar o espaço com mais frequência, tendo em vista que recentemente foi concluída uma obra de reforma que implantou tijolos Inter travados no passeio público, facilitando a prática de caminhadas e a própria mobilidade urbana neste espaço público.
O casal João Souza e Ivone Oliveira, caminhava ao entardecer de quinta-feira eles afirmaram que passaram a usar o espaço depois da reforma, o jovem casal percebeu que aumentou o fluxo de pessoas praticando a caminhada e até corridas leves no calçadão da Pinheiro machado.
Lisiane Medeiros mora próximo da praça e também é adepta das caminhadas. Ela já caminhava ao redor da praça, no entanto relatou que agora está bem mais adequado, ainda sente falta de uma iluminação mais eficiente no interior da praça e de policiamento no local, tendo em vista que naquele local possui uma guarita construída com esta finalidade e não percebe a presença de policiais.
A obra teve um custo de R$ 229 e os recursos foram provenientes do Ministério das Cidades e da Prefeitura Muncicipal de Santo Ângelo. Segundo a placa informativa que indica as informações da revitalização do passeio público, a obra iniciou em janeiro de 2016 e foi concluída em maio do mesmo ano.