Canelas estão morrendo em “todos os cantos” da cidade

Um fenômeno ainda não identificado está provocando a morte de árvores urbanas em Santo Ângelo. Os primeiros casos foram registrados no ano de 2016

7914 6

Canelas (12) (Copy)Amareladas ou secas. A maior parte da população de canelas (cinnamomum) do espaço urbano da cidade de Santo Ângelo está secando, parcial, ou, completamente. Os moradores relatam que observam larvas de besouros, popularmente conhecidas como brocas ou corós.
A espécie não foi, exatamente, identificada pela Secretaria do Meio Ambiente, ou biólogos da cidade. Além disso, outros fatores podem estar causando a doença na planta, segundo a professora de biologia da URI, Nilvane Ghellar Müller, a broca, além de se hospedar e alimentar-se da árvore viva, abre porta para doenças como fungos, vírus e bactérias.
Mas o fenômeno é visível, percebido desde o ano de 2016, quando árvores secaram completamente em poucos dias. Nestes três últimos anos, o fenômeno só aumentou e percebem-se casos em todos os bairros e zona central do município. Os pedidos de poda e remoção de árvores desta espécie são muito superiores, quando comparado com o pedido para retirar outras espécies, confirmou Vera Schmalz, servidora que recebe o público e os pedidos na Secretaria do Meio Ambiente do Município.
Vera também conta que os moradores já levaram as larvas encontradas no interior da planta, no entanto, ainda não foi possível realizado um estudo para identificar qual o tipo de besouro ou broca que está atacando as caneleiras.
Em tese, são larvas de besouros que se alimentam do amido contido na madeira. Elas abrem galerias que se localizam logo abaixo da casca podendo alcançar até mesmo o cerne da árvore. Mas nem sempre, as brocas conseguem matar a planta. Os besouros ao perfurarem a casca da árvore podem estar contaminados com fungos, vírus ou bactérias que encontram caminho livre para infectar a planta, podendo mata-la rápida, ou, lentamente.
Uma análise visual permite identificar que as árvores apresentam uma parte totalmente seca, enquanto os demais galhos apresentam coloração verde intenso (saudáveis), em outros casos, a planta fica amarelada e vai perdendo a vitalidade.
A literatura desta área destaca que as brocas que atacam árvores vivas ou, recém abatidas, são principalmente das famílias Cerambycidae, Platypodidae e Scolytidae. Estes besouros, ao depositarem seus ovos na madeira, inoculam um fungo que servirá de fonte de alimento para as larvas na fase inicial de desenvolvimento. Este fungo é denominado popularmente de Ambrosia, pois são os causadores de manchas ao redor dos orifícios, depreciando muito o valor de venda da madeira.
A professora Nilvane acredita que este fenômeno esteja restrito à cidade de Santo Ângelo, ela afirma ter consultado pessoas, da área da biologia, que moram em cidades vizinhas e não relataram casos semelhantes.

IMG_2350 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa

6 comentários

  1. Hugo Responder

    Eu tenho uma árvore de canela, e a pouco tempo ela está morrendo com as folhas secas tenho residência em Curitiba área urbana e está árvore está em meu quintal sem contato com a área urbana e mesmo assim está secando no mesmo período que a de vocês não entendo o que aconteceu não é por motivo de algum ou alguma coisa que colocaram na raiz é um fenômeno inexplicável.

  2. Diane Responder

    Sou da cidade de Chapecó/SC e também tenho uma árvore de canela que secou completamente há alguns meses, mas não foi observado nenhum tipo de inseto na árvore. O ponto engraçado é que desde que a árvore secou, não caiu nenhuma folha dela.

  3. Eliane Responder

    Somos de Caxias do Sul e aqui também está acontecendo esse mesmo problema com as árvores de canelas, cortamos uma e dentro do tronco encontramos uma espécie de Formiga, várias formigas não sabemos se são elas as responsáveis pela morte das canelas

  4. Edilene Barbosa Responder

    Olá,tenho um pé de canela no quintal e o mesmo aconteceu com ele, porém consegui exterminar a broca/coró branco,parecido com bicho de pau podre. Desesperada e sem ninguém pra ajudar,serei o galho seco e vi o furo no meio do caule. Bati inseticida spray,desses de mercado,e vedei com papel alumínio. Parou de morrer e após alguns meses ela começou um broto jovem saindo da base. Isso aconteceu faz uns 4 anos, então creio que a salvei.

  5. Ronaldo Responder

    E aí como combater esta praga?

  6. Duda Bastos Responder

    Está acontecendo na minha caneleira, sou de esteio/RS. Um buraco no meio dos galhos. Alguém já tem uma solução?