Projeto do Município forma 136 agentes ambientais mirins

A ação “#Preservandoavida!” realizou atividades de conscientização para a preservação ambiental na rede municipal de ensino de Santo Ângelo

183 0

Com nove escolas municipais da cidade e do interior e 136 alunos da rede envolvidos, encerrou na tarde de sexta-feira, 25, o Projeto Ambiental “#Preservandoavida!”, implantado pelo Governo Municipal com o objetivo de desenvolver atividades de proteção, preservação e promover no educando a consciência em relação ao meio ambiente.

O ato solene de formatura foi realizado em meio à 9ª Feira do Livro e II Parada Literária, no Centro Histórico de Santo Ângelo. “São sementes que darão bons frutos. Estamos estimulando a formação de cidadãos mais conscientes em relação ao meio ambiente”, declarou o prefeito Jacques Barbosa, lembrando os projetos e programas desenvolvidos pelo Governo Municipal para a conscientização dos alunos da rede pública, como Educação Fiscal, leitura em sala de aula e o “#Preservandoavida!” e o PROERD, desenvolvido em conjunto com a Brigada Militar, além de outros.

O projeto ambiental foi desenvolvido pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação, em parceria com a CORSAN, com 136 alunos dos sextos anos das escolas Nossa Senhora Aparecida, Esther Schroeder, Nossa Senhora dos Navegantes, Dr. Ulisses Rodrigues, Mathilde Ribas Martins, Antônio Manoel, Marcelino Champagnat, Pedro Krinski e Miguel Bosniak, sob a coordenação do biólogo e educador ambiental Rodrigo Valdecir dos Santos.

O biólogo Rodrigo ganhou destaque na preservação do meio ambiente com o projeto “RecliArtes Slides Guitar” fabricando guitarras artesanais a partir de sucatas.

O #Preservandoavida! teve início em fevereiro e promoveu nos educandários palestras, oficinas de reaproveitamento de resíduos, visitas a campo, gincanas ecológicas, plantio de árvores frutíferas, instalação de hortas comunitárias, e exposições dos resultados dos trabalhos dos alunos. “Foram realizadas mais de uma centena de atividades neste projeto, com foco no equilíbrio ambiental, social e econômico. Formamos uma família com o dever de cuidar e preservar o planeta. Plantamos algumas sementes no amanhã das Missões. Vocês são a ferramenta da transformação”, disse Rodrigo no ato de formatura.

AÇÕES ARROJADAS

Em sua manifestação, o prefeito Jacques Barbosa também frisou que a Secretaria do Meio Ambiente tem realizado um arrojado trabalho ambiental, com programas e ações pioneiras como o Plano de Saneamento Básico Rural, a preservação de nascentes, as campanhas de recolhimento de agrotóxicos no interior do município, o Plano de Prevenção a Alagamentos, onde estão sendo investidos mais de R$ 2 milhões para estancar problemas de inundações que colocavam em risco a vida e o patrimônio do cidadão.

 

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o secretário municipal de Educação Valdemir Nanaco Roepke; o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Antônio Cardoso; o presidente da Fundação Socioeducativa do Rio Grande do Sul, Farelo Almeida; Susana Costa, coordenadora do Projeto “#Preservandoavida!” pela Secretaria Municipal de Educação; o diretor da Faculdade CNEC Santo Ângelo, Demétrius Bigaran; o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ubiratan Alencastro; a diretora do Sindicato dos Professores Municipais, Rosani Stocker; diretores e professores de escolas municipais, pais e mãos dos formandos.

4-i-Premiação Meio Ambiente-foto fernando gomes (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa