Festival Paralímpico em Santo Ângelo

Santo Ângelo é uma das 69 cidades do País que sedia o Festival Paralímpico Brasileiro. Este evento esportivo será realizado no próximo sábado, dia 21, de modo simultâneo...

585 0

Santo Ângelo é uma das 69 cidades do País que sedia o Festival Paralímpico Brasileiro. Este evento esportivo será realizado no próximo sábado, dia 21, de modo simultâneo em cada cidade sede. Em nosso município será no Campus da URI, com duração de 3h30min, iniciará às 8h30min e seguirá até às 12 horas.
O Festival Paralímpico não é destinado à competição, tem o objetivo de mobilizar e integrar crianças e adolescentes com faixa etária de 10 a 17 anos, com e sem deficiência em todo o território brasileiro. O Festival também tem o propósito de divulgar as modalidades esportivas adaptadas a realidade destas pessoas, em Santo Ângelo serão realizadas partidas de tênis de mesa, atletismo e futebol cinco.
A organização do Festival nas sedes é feita pela coordenação de desporto escolar do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro. Profissionais de Educação Física e voluntários conduzirão a programação que é alusiva ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro).
Todas as crianças e adolescentes que frequentam as aulas do professor Gustavo Farias na APAE terão a oportunidade de participar. Na escola da APAE são realizadas atividades coletivas duas vezes por semana e treinos dedicados com trabalho individual às segundas-feiras, quando o professor treina habilidades específicas, como arremesso de peso, bocha adaptada entre outros.
Gustavo explica que as atividades esportivas realizadas na APAE têm duas finalidades principais, uma delas é funcional com objetivo de melhorar a coordenação motora, mobilidade física, estimular a musculatura, e também a finalidade inclusiva, com o objetivo de promover a integração por meio de atividades coletivas.
O Professor também lembra que estas atividades são importantes para motivar os alunos, outro evento lembrado por Gustavo, são as Olimpíadas da APAE onde são disputadas 44 modalidades adaptadas em fases regionais, estaduais e na nacional. Nas olimpíadas além da integração também existe a competição, onde os primeiros colocados de cada modalidade disputada regionalmente passam para as etapas seguintes.

Festival Paralímpico (2) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa