Ônibus com monitoramento de câmeras em Santo Ângelo

A Viação Tiaraju está agregando novas tecnologias nos ônibus em busca de mais segurança e interação com os usuários.

419 0

Parte da frota de ônibus da Viação Tiaraju já conta com câmeras de monitoramento e na sede da empresa, uma central permite o acesso às imagens de cada um destes dispositivos. Outra iniciativa em andamento na empresa é a colocação, nas principais paradas ou pontos de embarque e desembarque, de placas informativas, elas contem tabelas com os horários e itinerários dos ônibus a serviço da empresa.
Sete veículos já estão equipados com estes dispositivos de filmagem, até dezembro, toda a frota composta por 22 ônibus estará monitorada. Outro diferencial da frota, destacada pelo sócio proprietário da Viação Tiaraju, Marco Contes, são os sistemas de acessibilidade para cadeirantes, disponíveis em 16 ônibus da frota, sendo um diferencial no interior do Estado.
Contes sustenta o argumento de que as câmeras instaladas nos ônibus têm duas finalidades principais, uma delas é a de segurança dos passageiros, motoristas e cobradores, e a outra, é de avaliar as condições de trafegabilidade e mobilidade que interferem no andamento de cada uma das linhas, deste modo, ele terá uma ferramenta para análise da rotina dos ônibus e será possível traçar um diagnóstico e planejar sistemas de inovação que vão qualificar os serviços prestados.
Contes informou também, que já foram confeccionadas 40 placas e pelo menos, 20 delas, estão instaladas nos pontos de embarque e desembarque, falta ainda a fixação deste recuso informativo em locais que precisam da orientação e indicações de órgãos como o DMT – Departamento Municipal de Trânsito, até o final de agosto pretende-se concluir a instalação de todas elas.
Outra iniciativa prevista, diz respeito a melhoria nos canais de comunicação com o usuário, que é uma reivindicação antiga da população. O primeiro passo foi construir uma nova plataforma de acesso pela internet, que ainda está em fase de teste e aperfeiçoamento. A empresa também já criou uma página nas redes sociais para a interação com o usuário.
A Viação Tiaraju tem a concessão para realizar o transporte coletivo de passageiros na zona urbana de Santo Ângelo, até o ano de 2036. O documento de renovação do contrato foi publicado no diário oficial do município no dia 30 de novembro de 2016.

Viação Tiaraju (9) (Copy)

Viação Tiaraju (29) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa