Dezenas de metros de capas plásticas de fios foram descartados na margem da estrada de acesso ao Distrito de Rincão do Sossego. O material se encontrava sem os componentes metálicos e provavelmente são oriundos de furto para a retirada de cobre, foi identificado e encontrado por agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente durante a ação de plantio de árvores no túnel verde, realizado na manhã de quinta-feira, dia 21.
O material foi recolhido por servidores públicos da SEMA para ser encaminhado para o descarte mais adequado. O furto de fiação e equipamentos para retirada de metais aumentou no último ano, tendo em vista o valor da matéria prima. Indústrias, residências, órgãos públicos, instituições de ensino, praças, clubes, entre outros locais, são alvo de roubo de fiação e também motores, principalmente ar-condicionado. Dadas as características do furto, com a violação desse equipamento de refrigeração, a Brigada Militar, acredita que é para extrair o cobre, bem como, para efetuar a venda das demais peças.
Os agentes da SEMA comentam que o roubo de fiação em praças públicas se tornou tão recorrente que o sistema subterrâneo adotado, em muitos casos, teve que ser substituído por um sistema aéreo o que causa mais poluição visual nos espaços públicos.