A Chama Crioula Foi acesa às 17h30min da última terça-feira, dia 13 e abriu oficialmente a Semana Farroupilha em Santo Ângelo. A solenidade que trouxe a centelha foi realizada no Centro Histórico do Município e teve a participação de cavalarianos que representaram as entidades tradicionalistas do município e o Sétimo Regimento de Polícia Montada 7º RPMon.
As atividades oficiais da Semana Farroupilha foram organizadas por uma comissão presidida por Tânia Santiago e composta por entidades tradicionalistas representadas por Edson Jardin, pelo Comandante do 7º RPMon, Tenente Coronel José Vilmar Robaina da Jornada, representando 3º Região Tradicionalista Maristela Machado e a Secretaria da Cultura foi representada por Júlio Matos.
O Desfile Farroupilha 2016
O Desfile Farroupilha será na Av. Venâncio Aires no sentido norte/sul. Os cavalarianos se concentrarão na Rua Conde de Porto Alegre à partir da 8h e o desfile inicia às 9h. Depois da inspeção veterinária realizada por um profissional especialista cedido pela prefeitura os cavalarianos seguem pela avenida relembrando fatos históricos e culturais da identidade gaúcha.
Cada entidade tradicionalista trabalha um sub tema na avenida, todos derivados do Tema Geral: República das Carretas. Confira a ordem do desfile e subtemas na tabela abaixo:
Ordem / Entidades / Temas
1 – CTG Os Legalistas – República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos)
2 – CTG A Volta dos Farrapos – Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação
3 – Piquete Herdeiros da Tradição – A proclamação da República – Antonio de – Souza Neto nos Campos do Seival
4 – GDF Os Farroupilhas – A instalação da República Rio-grandense – Eleição do Primeiro Governo. Piratini
5 – CTG A voz dos Pampas – Os Italianos na Revolução – republicanos e carbonários
6 – GTF Aparício Borges – A imprensa/ todos os jornais da República Rio-grandense
7 – CTG Tio Bilia – A organização do Governo / As carretas como meio de transporte dos documentos
8 – GF Madrugada do Rio Grande – A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense
9 – CTG 20 de Setembro – O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades