Nesta quarta e quinta-feira acontece a triagem das músicas escritas no 9º Canto Missioneiro da Música Nativa e do 8º Canto Piá Missioneiro de Santo Ângelo. A seleção será realizada no Salão de Eventos do Parque das Fontes em Entre-Ijuís.
A Comissão Avaliadora foi recepcionada ontem, e contará com toda a estrutura do Salão de Eventos do Parque das Fontes para realizar a audição das músicas. As composições que concorrem ao 9º Canto Missioneiro e ao 8º Canto Piá Missioneiro serão avaliadas por cinco jurados – Arakén Maicá, Eron Carvalho, Maria Luisa Benitez, Mário Tessoldi e Nilton Ferreira.
Da triagem sairão as 12 composições classificadas para a Etapa Geral e as dez da Etapa Local do 9º Canto Missioneiro da Música Nativa. Além disso, serão classificadas as dez músicas que concorrerão ao Canto Piá (cinco na categoria Juvenil e cinco na Mirim).
O 9º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 8º Canto Piá Missioneiro de Santo Ângelo serão realizados no Teatro Antônio Sepp entre 8 e 10 de setembro.
O EVENTO
O Canto Missioneiro e o Canto Piá Missioneiro consiste em um festival de composição musical com temática nativista, sendo um evento já tradicional na cidade de Santo Ângelo. O festival tem caráter competitivo e é subdividido nas seguintes categorias: Etapa Local, Etapa Geral e Canto Piá Missioneiro, contemplando uma grande diversidade de participantes.
O Canto Missioneiro será dividido em etapas que irão selecionar os candidatos para a fase final, sendo que durante estas etapas, assim como na final, haverão shows de artistas identificados com a cultura gaúcha, visando incentivar e valorizar os participantes, assim como o festival.
O evento, que já está consagrado como um dos maiores festivais de música nativista do Rio Grande do Sul, é uma promoção da Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura, com Produção Cultural da Nova Produções e Produção Executiva de Jairo Reis.