Costelão abre a Semana Farroupilha no GDF

São esperadas mais 500 pessoas no 27º Costelão Campeiro do GDF – Os Farroupilhas que também terá apresentações artísticas e tarde dançante

2274 0
O fogo de chão é aceso às 5h e as peças de costela levam cerca de sete horas no calor da brasa
O fogo de chão é aceso às 5h e as peças de costela levam cerca de sete horas no calor da brasa

O GDF Os Farroupilhas abre a programação da Semana Farroupilha 2016 com o Tradicional Costelão Campeiro. Será neste domingo, dia 11 de setembro na sede da entidade, na Rua Marechal Floriano, na zona norte do município. Além do cardápio que traz acompanhamentos como: galeto, arroz, mandioca, maionese, cuca e saladas diversas o público assiste a danças típicas executadas por grupos de diversas idades, na cultura tradicionalista, classificada como invernadas de dança. Na tarde de domingo ainda é possível participar da tarde dançante animada pelo Grupo Os Farroupilhas.
Na madrugada o fogo de chão já é aceso e aproximadamente 15 peças de costela bovina são lentamente preparadas na brasa (aproximadamente sete horas no calor do fogo). O patrão do GDF – Os Farroupilhas, Elói Grasel explica que o preparo do costelão confere textura e sabor inigualável a carne. “A carne praticamente desfia, fica muito saborosa e já é uma característica da culinária campeira preservada pela entidade” complementa o patrão.
Desde o ano de 2007 a patronagem oferece ao público santo-angelense o costelão. Segundo informou Elói Grasel, a primeiro Costelão Campeiro na entidade foi sugerido por um dos fundadores do GDF, Rodrigo Amaral, que é militar, e, quando esteve em outros estados da federação, aprimorou o gosto pelo prato típico, idealizando assim com os companheiros da época a realização em nosso município.

Neste artigo

Participe da conversa