Projeto quer diminuir focos do Aedes Aegypti em Santo Ângelo com libélulas

Administração pretende estimular o cultivo de crotalária e adquiriu 200 quilos de semente para distribuir entre a população

3810 0

libelula-oneCerca de 200 quilos de semente de Crotalária serão distribuídos entre a população de Santo Ângelo. A flor da crotalária é atrativo das libélulas e as larvas deste inseto podem eliminar até 17 larvas do pernilongo transmissor da dengue, em tese, colaborando com a eliminação dos focos do Aedes Aegypti. A ação será realizada por meio de uma parceria da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente e a Vigilância Ambiental, URI, Clubes de Serviço e escolas municipais.
As sementes foram adquiridas pela prefeitura e a ação que pretende ser realizada no município foi inspirada em um projeto desenvolvido no município de Sorriso no Mato Grosso, que obteve 50% de redução na incidência de mosquito ao estimular o plantio da crotalária. As primeiras sementes serão distribuídas no dia 18 de setembro, dentro da programação do Setembro Amarelo.

Conheça algumas ações do projeto:

– Plantio da crotalária em áreas públicas
– Nos pátios das escolas professores coordenarão a organização de viveiros para produção de mudas e posterior distribuição nas comunidades onde estes alunos moram.
– Clubes de serviços como o Rotary irão colaborar com a distribuição de sementes e divulgação das ações.
– A URI vai liderar um projeto de pesquisa que pretende monitorar áreas públicas onde as plantas forem cultivadas para realizar um levantamento da eficácia da ação.

Neste artigo

Participe da conversa