A Professora Dania Maria Hannel e os alunos do quarto ao nono ano da Escola Estadual Madre Catarina Lépori desenvolveram vários projetos que tem como princípio a sustentabilidade, o respeito ao próximo e a natureza. Em todo o pátio da escola e no canteiro central da Av. Venâncio Aires é possível perceber o resultado concreto desta ação, o visual de placas artesanais e com frases de reflexão promove a interação com os moradores da cidade.
Nos espaços de convivência da escola foram projetados, bancos, floreiras, cultivos de ervas medicinais e decorações alternativas. Tudo feito com material reaproveitado: paletes, carreteis de fiação, embalagens de produtos químicos, madeira de demolição, entre outros.
A professora Dânia tem 66 anos e aposentou-se em novembro, mas deixou o exemplo de ação que integra teoria e prática no processo pedagógico. Responsável pela disciplina de ciências desenvolveu uma série de ações pedagógicas concretas e disse que todo trabalho é possível de ser realizado desde que seja mostrado para a criança o valor que a ação tem, na opinião da professora, isso colabora para que eles queiram fazer o trabalho. “Passe para eles o entusiasmo que você tem e conseguirá desenvolver ou colocar em prática bons projetos, desde que acredite na força da nossa profissão e ame aquilo que faz”.
O projeto das placas da Avenida levou três meses para ser concluído: “Primeiro lemos o livro do Bráulio Bressa, depois juntamos as tábuas, pedimos a doação de restos de tintas, contamos com a boa vontade de alunos que podiam vir no turno inverso para escrever e então pintamos” descreveu a professora.Os alunos maiores pregaram as tábuas nas estacas e os alunos do 4° ao 8° ano as colocaram na avenida.
“A escolha das frases iniciou com sugestões deles (pedi como tarefa), depois, como tínhamos o projeto sobre a PAZ, mostrei para eles um cordel do Bráulio sobre redes sociais (ciências não é fácil se encaixar em certos projetos) aí eles gostaram tanto do livro que começaram a me pedir emprestado e aí para as placas, foi um pulo”.
O objetivo maior foi semear a PAZ. Proporcionar às pessoas momentos de reflexão ao caminharem, também queríamos difundir o sentimento de esperança para as crianças. E, por fim, não nego, meu objetivo também é promover essa escola que me fez tão feliz.
Outra curiosidade encontrada no pátio da escola é o Relógio do Corpo Humano. Consiste em um sistema de plantio de espécies medicinais, no qual o formato do horto indica os horários de maior atividade de cada órgão e quais as plantas recomendadas para tratamento de doenças específicas.
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Para as crianças do primeiro ao quinto ano as atividades escolares são em tempo integral e esta política pública e administrativa também incentivou que os alunos dos quintos anos participassem deste projeto, pois o tempo de estudo nesta modalidade de ensino permite que a professora possa administrar melhor as atividades complementares.
No entanto, estas intervenções na rua e nos espaços comuns da escola também foram desenvolvidas com os alunos do tempo regular, do sexto ao nono ano.
A didática das plantas - Jornal e Revista O Mensageiro
[…] vasos e ladeiras. Dânia também foi notícia aqui no Mensageiro com a matéria que teve o título “Quando uma ação pedagógica ultrapassa os portões da escola”. Frases poéticas inscritas em placas artesanais implantadas em um trecho da Av. Venâncio Aires […]