Vencedores do 8º Canto Missioneiro

1231 0

Já era madrugada de domingo, 13, quando foram anunciadas as composições vencedoras do 8º Canto Missioneiro da Música Nativa de Santo Ângelo. A música “A voz do tempo”, que tem melodia de Xiru Antunes e letra de João Bosco Ayalla interpretada por Analise Severo, Flávio Hanssen e Gustavo Teixeira levou o primeiro lugar da Etapa Local do Canto Missioneiro, que já está consagrado como um dos principais festivais nativistas do Rio Grande do Sul.

 

Na Etapa Local a vencedora foi “Se o pai deixar a querência”, interpretada por Cláudio Vargas que levou ainda o troféu de música Mais Popular.

No 7º Canto Piá Missioneiro os vencedores foram Laura Baum, na categoria Juvenil com a interpretação da Música “O muro” e Maria Alice Rosa da Silva, na Categoria Mirim que interpretou “No fio da milonga”.

O 8º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 7º Canto Piá Missioneiro são uma realização da Prefeitura de Santo Ângelo – através da Secretaria de Cultura –, com produção cultural da Nova Produções e Eventos e financiamento do Sistema Pró-Cultura da Secretaria do Estado de Cultura do Rio Grande do Sul.

O evento tem o patrocínio dos Produtos de Limpeza Girando o Sol, Madeireira Haas, Fruki Guaraná, Colchões Probon, Lojas Becker e Arbaza Alimentos. O Canto Missioneiro tem ainda o apoio do Balneário Parque das Fontes de Entre-Ijuís e Gennesis Som & Luz

 

Confira os vencedores:

ETAPA GERAL DO 8º CANTO MISSIONEIRO

1º Lugar – Música: A Voz do Tempo – Letra: Xiru Antunes – Melodia: João Bosco Ayalla – Interpretação: Analise Severo, Flávio Hanssen e Gustavo Teixeira

2º Lugar – Música: Na Tua Trincheira – Letra: Carlos Omar Villela Gomes – Melodia: Matheus Alves e Jorge Freitas – Interpretação: Jorge Freitas

3º Lugar – Música: Epopeia Guarani – Mario Amaral -Melodia: Chico Saga e Nilton Junior Interpretação: Grupo Chão de Areia

 

ETAPA LOCAL DO 8º CANTO MISSIONEIRO

1º Lugar – Se o pai Deixar a Querência – Música e melodia: Ezequiel Paiva – Interpretação: Cláudio Vargas

2º Lugar – Música: Pedro Pedra – Letra: Renato Schorr – Melodia e Interpretação: Rubilar Ferreira

3º Lugar – Música: Quem Sou – Letra,, melodia e Interpretação: Amigo Souza

 

CANTO PIÁ – Categoria Mirim

1º Lugar – Intérprete: Maria Alice Rosa da Silva – Cidade: Santana do Livramento – Música: No Fio da Milonga

2º Lugar – Intérprete: Murilo Vargas – Cidade: Santo Ângelo – Música: Gaúcho Coração

3º Lugar – Intérprete: Kássia Macedo Costa – Cidade: Gravataí – Música: O Ramão e minha infância

 

CANTO PIÁ – Categoria Juvenil

1º Lugar – Intérprete: Laura Baum – Cidade: Ivoti – Música: O Muro

2º Lugar – Intérprete: Isabelle Mottini – Cidade: Porto Alegre – Música: Mandinga

3º Lugar – Intérprete: Pyetra Hermes Pereira – Cidade: Gravataí – Música: O Mal Amado

 

Homenagem a Jorge Freitas

Jorge Freitas é agraciado com o Troféu Origens. A premiação paralela é entregue pelo Programa Galpão Crioulo, da RBSTV e integrou a programação do 8º Canto Missioneiro da Música Nativa. O Troféu Origens foi entregue a Jorge Freitas pela jornalista e apresentadora do Jornal do Almoço da RBSTV Santa Rosa, Lisiane Sackis.

No 8º Canto Missioneiro da Música Nativa Jorge Freitas recebeu duas premiações. A música “Na tua trincheira” que teve interpretação e melodia de Jorge Freitas conquistou o segundo lugar na Etapa Geral e foi também um dos destaques recebendo o troféu Tio Queiroz de Melhor Melodia.

 

PERFIL

Jorge Freitas nasceu em 30 de março de 1961 em Santo Ângelo e iniciou a trajetória musical aos 9 anos, quando ingressou nos Pequenos Cantores um grupo formado por alunos do Colégio Marista Santo Ângelo.

Aos 18 anos participou pela primeira vez de um festival de música como intérprete solista, no Projeto Cantares, evento realizado em Santo Ângelo.

Em 1981 participou do primeiro grande festival nativista, a 2ª Tertúlia Musical Nativista, com música de própria autoria Piazito de Campanha em parceria com Nenito Sarturi.

Do início da carreira até agora já são 45 anos de estrada com participação em todos os festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Premiado em vários, possui mais de 300 músicas gravadas em discos de festival, além de mais de 30 troféus conquistados como Melhor Intérprete.

 

 

Neste artigo

Participe da conversa