Todo o encanto da Cia. Circense Burzum criada por Jairo Ferreira Junior

1167 0

Criada há seis anos por Jairo Ferreira Junior, a Cia. Circense Burzum conta diversos componentes distribuídos entre tecidos, malabares e trapézios. A história da Cia. iniciou pela vontade incontrolável do mentor e atual diretor da Burzum de fazer parte da arte circense.

De acordo com Jairo Ferreira Jr, “A Cia. Circense Burzum Iniciou na casa dos meus pais em 2006, depois que assisti a um DVD do espetáculo ‘Alegria’. Éramos três artistas, tínhamos alguns tecidos aéreos e tábuas sobre tijolos que utilizávamos como barras”. Logo, o entusiasmo e a euforia foram repassados a alguns amigos e, pronto, ali iniciava a Cia. Circense Burzum e os ensaios na garagem da casa de Jairo.

No momento em que o espaço físico da garagem de casa não era o bastante para tantos equipamentos e o desejo intenso de aprender mais, o ginásio da escola Concórdia foi gentilmente cedido com a intenção de auxiliar a Cia. e proporcionar aos alunos uma atividade cultural diferenciada. “É um trabalho que nós levamos muito a sério, mas que é uma diversão também”, frisou Jairo.

A Cia. Circense Burzum traz em seus espetáculos o conceito do novo circo, o qual incrementa as técnicas do circo tradicional com outras linguagens artísticas, como dança e teatro. Essa fusão de artes faz com que cada apresentação instigue o público presente, trazendo sensações distintas e aflorando os sentidos. Além do grupo principal, há dois anos foram iniciados os trabalhos da Escola Burzumzinho, voltada às crianças entre 5 e 10 anos, que não têm idade suficiente para fazer parte da Burzum, mas que têm o desejo de fazer parte da Cia. “Eles têm o seu próprio espetáculo e adoram tudo isso. As crianças têm muita segurança no palco, mais do que muitos que fazem parte do grupo principal”, comentou Jairo.

No final do ano passado, a Burzum conquistou sua sede independente, localizada na Travessa João Meller, no Comercial Adhara. Hoje, são 28 crianças até dez anos integrando a Burzunzinho e mais de 50 alunos integrando a Burzum, sendo 17 deles componentes do grupo show. Desde que surgiu, a Burzum já apresentou os espetáculos Titanic, Sopro, Kabum, Kayka e agora se prepara para fazer o lançamento de “Zamba”, cuja temática é a África. Informações pelo telefone: (55) 9659-7111.

Neste artigo

Participe da conversa