Jornalista Rodrigo Bergsleithner lança obra histórica em Santo Ângelo

1103 0

A história do surgimento do futebol na Capital das Missões. Este é o tema do livro “As Glórias do Futebol Santo-angelense”, de autoria do jornalista Rodrigo Bergsleithner, 34 anos, editor do Jornal e Revista O Mensageiro, que será lançado no dia 8, às 18h, na Praça Pinheiro Machado, durante a Feira do Livro de Santo Ângelo/RS.

A ideia de contar sobre o a história do futebol santo-angelense, envolvendo os clubes, as conquistas, os grandes jogadores, os duelos com a dupla Gre-Nal e os fatos curiosos e marcantes surgiu em meados de 2006, quando a convite de Eloir Leite Taborda, o popular “Lolô”, o autor aceitou este desafio.

Dono de um acervo invejável sobre futebol, Eloir Taborda seguiu os passos de seu pai, Fernando Taborda, um amante do futebol, torcedor do Elite, que colecionava tudo sobre este esporte. Aos assistir aos primeiros jogos na Capital das Missões, nos anos 1950, Eloir passou a amar o futebol e virou torcedor do Grêmio SS. De lá para cá, são fotografias, jornais, revistas, flâmulas, borderôs e documentos sobre o futebol que nenhum colecionador ou biblioteca supera. “Além de todo este acervo, pesquisamos no arquivo histórico Dr. Augusto César Pereira dos Santos. Ao todo, folhamos mais de dois mil jornais, 1.200 fotografias e foram mais de 300 entrevistados”, disse Rodrigo.

Nesta vida futebolística, Eloir Taborda foi jogador, dirigente de futebol, treinador, presidente de clube, presidente da Liga Santo-angelense de Futebol, olheiro e delegado da Federação. Além de ter feito parte da Comissão Pró-Fusão, que originou na fundação da S.E.R Santo Ângelo, em 1989. A obra é uma publicação da Editora FURI. A impressão é da Gráfica e Editora Adhara. A arte da capa de Andressa Hanusch Bergsleithner e a revisão de Artur Hamerski.

Neste artigo

Participe da conversa