Intercâmbio de culturas do Lions Clube Internacional

795 0

O Dinamarquês Kasper Iversen e o Mexicano Fernando Garcidueñas Figueroa participam de um programa de intercâmbio do Lions Clube Internacional e passam duas semanas em Casas de Famílias santo-angelenses. A intenção é promover a troca de experiência entre culturas diversas e os intercambistas estão hospedados na casa de Carla Doro Oliveira e Péricles Nunes.

 

A viagem não é de turismo e sim de aprendizado cultural, disse Carla Doro. Eles observar in loco o modo de vida de famílias típicas do interior do Brasil e fogem do estereótipo difundido dos países.

Kasper e Fernando na tarde de terça-feira visitaram o Jornal O Mensageiro e a Gráfica Adhara, quando puderam contar um pouco sobre a rotina de vida no país onde moram. Fernando é estudante de arquitetura e conta que o México possui características semelhantes as do Brasil, ambos possuem uma história que passa pela colonização das Américas. A diferença maior relatada pelo mexicano é que lá às influencias são espanholas, diferente daqui, que foi colonizado principalmente por Italianos, Poloneses e Alemães.

Kasper estuda administração entre às 8h15min e 15h15min e trabalha até às 22h. O jovem relata diferenças nos hábitos alimentares e no modo de vida urbano. Enquanto lá não há muros ou grades, aqui, além das grades, há a cerca elétrica. Ele conta que as casas são termicamente isoladas para enfrentar um inverno mais rigoroso com temperaturas de até 5° negativos. Quanto a alimentação ele relata que pela manhã e ao meio-dia fazem uma refeição leve, comida de panela igual ao nosso almoço, somente à noite.

Ambos contam que no país onde moram o estudo é em tempo integral, tanto no equivalente ao ensino médio aqui no Brasil, quanto na graduação.

Neste artigo

Participe da conversa