A arte é uma das mais elevadas formas de expressar o que sentimos. Ao colocarmos uma pintura na tela, tirarmos uma nota musical de um instrumento ou traduzirmos em palavras o mundo que nos rodeia, estamos evidenciando as nossas próprias experiências de vida.
Em cada trabalho artístico é percebido certa tendência, um estilo de época marcado por fatos que atingem a sensibilidade do artista, que coloca suas emoções mais intimas na obra.
É neste contexto que o artista plástico Fabiano Millani desenvolve sua arte. Tendo inaugurando na noite da última segunda-feira, dia 1°, a terceira edição da “Exposição Coletiva do Atelier Millani Vernissage” no hall de entrada do Centro Municipal de Cultura, onde estão expostas obras de Millani e de seus alunos. São mais de 30 obras, confeccionadas ao longo do ano sob a supervisão do mestre. Os aprendizes utilizaram de técnicas como óleo sobre tela, grafite e aquarela na confecção dos quadros.
O artista relata que a ideia de realizar a exposição foi de criar um espaço compartilhado, onde as trocas de experiências garantissem o aprendizado. A obra que recepciona os visitantes da exposição é de autoria de Millani e retrata a figura de seu pai, que estava de aniversário no dia de abertura da 3ª Exposição, ocorrida na última segunda-feira, dia 1°. Fazendo uso de técnicas do realismo, a tela impressiona pela riqueza de detalhes e suavidade dos traços. “Acredito que o artista deve capacitar seu olhar para poder compreender a imagem. O realismo desenvolve o olhar de forma mais prática e assim o artista consegue expressar com fidelidade as cenas”, releva Millani.
Natural de São Paulo, Fabiano conta que veio ainda criança para o Sul. Tendo identificado o gosto pela arte desde tenra idade, foi a pouco mais de cinco anos que decidiu viver somente de seu trabalho como artista. Obtendo êxito, já venceu diversos concursos nacionais, entre eles o 2° Concurso de desenho realista de automobilismo em 2010. Além disso, recentemente teve um de seus trabalhos selecionados para compor um calendário editado pela Acrilex com circulação em todo Brasil. Atualmente ministra aulas de pintura em seu atelier, pinta telas sob encomendas e destaca a internet como sua grande parceira. “Pelo Facebook desenvolvo projetos e recebo muitas encomendas. Além disso, no meu canal do Youtube recebo uma cota devido ao número de acessos que tenho, desta forma consigo me dedicar exclusivamente a arte”, finaliza.
Para conhecer um pouco mais da obra de Fabiano Millani visite a 3ª Exposição Coletiva que está sendo apresentada no Centro Municipal de Cultura e segue aberta para visitação até o dia 31 de dezembro. A entrada é franca. Também é possível visitar o Atelier do artista que está situado na rua Antunes Ribas, 1186 – sala 107, na Galeria Itacuru. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 9922-1237 ou pelo e-mail fabianomillani@gmail.com e pelo site www.millani.net.