A URI Santo Ângelo reuniu autoridades e convidados especiais no final da tarde de quarta-feira, 21, para inaugurar o Parque Científico e Tecnológico das Missões – TecnoURI. Implantado a partir de convênio entre a Universidade e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, o Parque, que tem gestão a cargo da URI Santo Ângelo, oferece instalações físicas, laboratórios e pesquisadores para o desenvolvimento de tecnologia aplicada às empresas. Nos 1.273m² de área construída, conta com auditório, recepção, sala de reuniões, laboratórios, sala de empreendimentos, vigilância e estacionamento.
O gestor científico do Parque, Antônio Vanderlei dos Santos observou que a região forma profissionais que vão embora fazer outras regiões ficarem mais ricas. “Nós temos dificuldades e pouco dinheiro. É o lugar ideal para inovar e buscar soluções. Nós vamos mudar paradigmas, na medida em que o Parque existe para resolver problemas”.
Em sua manifestação, o diretor Gilberto Pacheco disse que o TecnoURI resulta de caminhada que envolve diferentes governos do RS, profissionais da URI e empresários parceiros. “Seu objetivo é criar inovações e agregar valores que descentralizem o desenvolvimento. Precisamos reverter uma situação de perda de população. E o desafio da Universidade é investir em educação, ciência e tecnologia, contando com apoio de empresas, conselhos regionais e poder público”.