Em um trajeto de 200 metros é possível observar cinco cachorros que descansam tranquilos. Dois deles na entrada de uma farmácia localizada na esquina das ruas Marques do Herval e Três de Outubro e outros três na esquina da Marques com a Brasil, em frente ao Restaurante Quick. A cena cotidiana foi flagrada no mesmo dia e horário
![Foto: Marcos Demeneghi](https://jom.com.br/wp-content/uploads/2021/02/IMG_1296-Copy.jpg)
![IMG_1289 (Copy)](https://jom.com.br/wp-content/uploads/2021/02/IMG_1289-Copy.jpg)
A cena foi registrada na tarde de quinta-feira, dia 11, em um dos horários de maior movimento, próximo das 14h. Os atendentes da farmácia, bem como frequentadores assíduos da rua, afirmam que é comum a presença dos cães neste espaço urbano e contam que não parecem agressivos, pelo contrário, demonstram “docilidade”.
Pelos relatos narrados, não são apenas estes cinco cães que transitam e descansam no centro de Santo Ângelo e um dos motivos da permanência dos cães, nestes espaços, é o alimento farto que encontram, pois os cachorros contam com a solidariedade dos comerciantes e comerciários que trabalham nas imediações.
No ano de 2019 se formou uma rede de voluntários que instalaram comedouros e bebedouros feitos em PVC nos passeios públicos e parece que a ação continua rendendo frutos, pois os moradores ajudam repor a ração e a água que mata a sede e fome dos cachorros de rua.
Ainda é comum encontrar comedouros e bebedouros com alimento e água para os cães perdidos ou abandonados, um ato que produz cenas como esta em pleno centro urbano do município. No entanto os animais podem ser adotados e estão à espera de um lar voluntário.
![Comedouro e bebedouro com água e ração para os cães](https://jom.com.br/wp-content/uploads/2021/02/IMG_1265-Copy.jpg)