O Pórtico da Colheita

Comunidade rural do Distrito de Sossego, interior de Santo Ângelo, inaugura um pórtico que celebra a colheita de grãos

643 0

O Pórtico da Colheita foi inaugurado no Distrito de Sossego, zona rural de Santo Ângelo. A solenidade contou com a presença do prefeito, Jacques Barbosa e demais lideranças do agronegócio local e ocorreu na manhã de domingo, dia 13. A fita inaugural do pórtico foi cortada logo após uma Missa de Ação de Graças e também abriu a 52ª Festa da Colheita.

Foto - Fernando Gomes | Comunidade rural do Distrito de Sossego, interior de Santo Ângelo, inaugura um pórtico que celebra a colheita de grãos
Foto – Fernando Gomes | Comunidade rural do Distrito de Sossego, interior de Santo Ângelo, inaugura um pórtico que celebra a colheita de grãos

O pórtico foi idealizado pelo produtor rural Alberto Faccin Copetti, que adquiriu uma colheitadeira SLC 1000 dos produtores Clóvis Alberto Copetti e Luis Carlos da Silva e doou para ser colocada no alto do pórtico. Nas laterais estão o trator doado por Gilberto Dalsin e família, um Valmet 360 Diesel do ano de 1963, restaurado pela Polisul Agrícola de Santa Rosa, e o trator Deutz de 1938, primeiro trator agrícola de Santo Ângelo, importado da Alemanha e utilizado na Granja Fett Comandaí Ltda de Alfredo Fett e Léo Petersen Fett. “Em pesquisa realizada, acreditamos que este é o primeiro pórtico com uma colheitadeira existente em todo o país”, disse Alberto Copetti.

A Festa da Colheita é tradicionalmente promovida pela Capela Sagrado Coração de Jesus com o apoio dos moradores do povoado. A iniciativa da Comunidade do Distrito do Sossego, contou com o apoio do Governo Municipal, Pippi Máquinas, SLC Máquinas e Polisul Agrícola de Santa Rosa.

Foto - Fernando Gomes
Foto – Fernando Gomes

PRESENÇAS

Além do prefeito Jacques Barbosa e do deputado estadual Eduardo Loureiro, estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo, Osvaldir “Vando” Ribeiro; os secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação), Luis Alberto Voese (Gestão de Finanças), Álvaro Uggeri Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Vinícius Damião Makvitz (Planejamento Urbano e Habitação) e Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais); além do diretor de Turismo Romoaldo Melher, do coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Diomar Formenton; o chefe de Gabinete Aírton Peruzzi; o vereador Rodrigo Flores; o casal presidente da Comunidade do Distrito do Sossego, Anderson Lucca e Mara Inês Vanzin Lucca; o presidente da Associação de Reflorestamento de Santo Ângelo (ARFOM) e líder da comunidade, Osvaldino Lucca; o padre da comunidade local, Flávio Heck; e a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, Débora Motta; e o presidente do Conselho da Escola Nossa Senhora Aparecida, Fábio Copetti. Representando a Família Fett, o neto de Léo Petersen Fett, o produtor rural Marcelo Fett.

4-i-Pórtico em Sossego-foto fernando gomes (Copy) 2-i-Pórtico em Sossego-foto fernando gomes (Copy) 10-Pórtico em Sossego-foto fernando gomes (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa