Açudes para reservação de água foram construídos em propriedades de 12 famílias, em 10 localidades do município de Santo Ângelo. Essa estratégia visa contribuir com a segurança hídrica e garantir a produção agropecuária.
A escavação foi subsidiada através do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS – Açudes, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em convênio com a Prefeitura. Os projetos técnicos foram elaborados pela Emater/RS-Ascar.
A principal finalidade destes açudes é a reservação de água nas propriedades, oportunizando a instalação de sistemas de irrigação e, em algumas das propriedades, também pode ser aproveitada para conciliar com a atividade de piscicultura. “Esse tipo de iniciativa é importante ao proporcionar maior segurança aos agricultores em períodos de estiagem pela disponibilidade de ampliar as áreas irrigadas”, afirma a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Márcia Dezen.
A execução do Programa contou com o envolvimento de parcerias como o Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo (Comdasa), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que realizou a vistoria e emissão de licença ambiental, e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, ao firmar convênio com o Estado e acompanhar a execução das obras juntamente com a Emater/RS-Ascar.
Os beneficiários passaram por processo de inscrição no escritório da Emater/RS-Ascar local, visitas de avaliação de viabilidade técnica e de viabilidade ambiental e posterior aprovação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.
Após, foi feito o levantamento topográfico pela Emater/RS-Ascar, elaboração do projeto técnico, organização da documentação de cada beneficiário e envio à Seapi. A construção dos açudes em Santo Ângelo iniciou no dia 30/06 e foi finalizada no dia 29/07, com duas escavadeiras hidráulicas executando as obras.
Após a construção destes açudes, outros agricultores se interessaram em também construir ou ampliar a capacidade de armazenamento de água em suas propriedades. “Existe disponível o apoio técnico na Emater para este tipo de obra e a Secretaria de Meio Ambiente está à disposição para auxiliar no licenciamento dos locais mediante as regras do código florestal”, destaca Márcia. Com isso, os agricultores podem executar obras de reservação de água com segurança técnica e ambiental.
FONTE – Emater