Iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Em Santo Ângelo seis unidades do ESF mais a Secretaria da Saúde aplicarão a vacina. Mais de 5 mil crianças estão na faixa etária de imunização

182 0

Abriu nesta segunda-feira, 7, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Santo Ângelo, com o Dia “D” agendado para 19 deste mês. A campanha, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se estende até o dia 25.
O público alvo da vacinação são crianças de seis meses a cinco anos incompletos, não vacinadas com a tríplice viral ou com a tetra viral. Segundo números da SMS, em Santo Ângelo são 5.133 crianças nesta faixa etária.
A campanha é seletiva e os pais devem procurar as unidades da Estratégia de Saúde Família (ESF) munidos da caderneta de vacinação para avaliação da situação vacinal contra o sarampo.

ATENÇÃO AO SARAMPO
A enfermeira Juliane da Rosa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, salientou que neste ano foram registrados 3.332 casos no Brasil, entre junho e setembro e, segundo a Organização Mundial da Saúde, nos últimos anos têm sido reportados casos de sarampo em várias partes do mundo, com maior número de incidência na Europa e na África. “Por isso é imprescindível à imunização de crianças na faixa etária de vacinação e na busca pelos faltosos”, alertou.

A DOENÇA
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

As vacinas estão disponíveis nas seguintes unidades e horários:
Secretaria Municipal de Saúde: 7 às 12 horas e das 13h30min às 18 horas
Centro Social Urbano do Bairro Pippi: 7 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas
ESF Bairro Rogowski: 13h30min às 16 horas
ESF Bairro Subuski: 8 às 11h30min, as segundas, quartas e sextas-feiras.
ESF Bairro Nova: 8 às 12 horas
ESF Bairro Indubras: 8 às 12 horas e das 13h30min às 16 horas
ESF Bairro União: 7 às 11h30min e das 13h30min às 16 horas
No sábado, 19, Dia “D” de Vacinação, estas unidades estarão atendendo das 8 às 17 horas.

8-Vacinação -foto fernando gomes (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa