Uma semana de promoção da cultura tradicionalista gaúcha

Pelo menos 10 entidades promovem a cultura gaúcha na Semana Farroupilha em Santo Ângelo.

377 0

Pelo menos 10 entidades promovem a cultura gaúcha na Semana Farroupilha em Santo Ângelo. A programação é feita de modo descentralizado e cada uma delas organiza atividades de integração social abrindo as portas para participações em cafés campeiros, almoços e jantares, oficinas, bailes entre outras ações. O encerramento da Semana Farroupilha será na próxima sexta-feira, dia 20, quando também ocorre o Desfile Farroupilha.  Neste ano o tema das comemorações aborda a vida e obra de Paixão Côrtes. O desfile está marcado para as 8h30min e ao final um ato solene encerra a programação.

“O maior troféu é a interação em torno da nossa cultura”

Nesta semana o GDF Os Farroupilhas recebe visitas diárias em cafés, almoços e jantares campeiros e também desenvolve atividades culturais e de entretenimento. Um dos destaques foi o baile oficial realizado ontem a noite, dia 17, com os Mirins, grupo que veio pela primeira vez na entidade.
A Patroa Sandra da Rosa Grasel compreende que a Semana Farroupilha é um momento único de integração e uma oportunidade para exercer a prática da inclusão social, promover atividades filantrópicas e difundir a cultura do nosso estado.
Na manhã de terça-feira alunos do Pelotão Curumim mantido pelo 1º BCom e alunos da escola Gildo Castelarim saborearam um café campeiro e assistiram apresentações culturais na entidade.
Os encontros e a convivência proporcionados pelas atividades deste Grupo de Danças é o maior troféu para quem participa. Destaca a patroa Rosa Grasel ao mostrar centenas de troféus expostos nas prateleiras do GDF Os Farroupilhas.
Ela destacou a importância de trabalhar temas como inclusão feminina, arquitetura gaúcha, costumes, literatura, música, dança, entre outros. “Se inspirarmos uma pessoa em cada encontro, ou durante a semana, o trabalho já valeu a pena” lembrou a patroa. A programação ainda oferece oficinas de brincadeiras, de truco, além de tardes dançantes e apresentações das invernadas.

“Não precisa agendar: sempre tem um café, almoço ou jantar campeiro servido”

Para saborear um café, almoço ou jantar campeiro durante a Semana Farroupilha em Santo Ângelo, mesmo sem agendamento, é só chegar no CTG 20 de Setembro, esta é uma das características desta entidade que também preparou uma agenda de atividades que inclui, oficinas de dança, brincadeiras, poesias, declamações e indumentária.
Uma das atividades de destaque é o baile oficial que será realizado amanhã, dia 19, às 22 horas com animação do Grupo Manotaço. Durante esta atividade também será servido um café campeiro com previsão para às 2 horas.
Outro evento que marcou as atividades do 20 de Setembro nesta Semana Farroupilha foi o Show com Renato Borguetti.

Semana Farroupilha 2019 (1) (Copy)

Semana Farroupilha 03 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa