Com desempenho acima da média, Henrique Schommer, conquista títulos estaduais e já é considerado uma promessa do atletismo

O jovem iniciou no atletismo há menos de dois anos e já conquistou 70 medalhas e 25 troféus nesta modalidade que envolve corridas de 800 a 3000 metros.

812 2

O desempenho do jovem Henrique Schommer em corridas de meio-fundo é uma surpresa. Iniciou no atletismo há menos de dois anos e já conquistou 70 medalhas e 25 troféus nesta modalidade que envolve corridas de 800 a 3000 metros. Ele já é referência do atletismo regional e uma promessa do Atletismo no Rio Grande do Sul. Neste ano, treina para alcançar sua excelência e ser competitivo em disputas com atletas de todo o Brasil

Henrique Estivalet Schommer é santo-angelense, estudante do Colégio Marista, tem 15 anos e compõe a equipe de base da SOGIPA, Sociedade Ginástica de Porto Alegre na categoria Sub 16. Ele é uma inspiração para outros colegas e crianças da cidade de Santo Ângelo, pois, se tornou instrutor voluntário na oficina de atletismo ofertada para alunos da escola Marista e organizada pela Professora Priscila Ribeiro.

Henrique Schommer. Edição, foto e reportagem: Marcos Demeneghi
Henrique Schommer. Edição, foto e reportagem: Marcos Demeneghi

A última conquista em pistas oficiais foi o 1º lugar no Campeonato Estadual Caixa de Atletismo disputado em julho com atletas de todo o estado em Porto Alegre. Outra experiência vivenciada neste curto espaço de tempo é a participação no CERGS – Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul, no qual, Henrique conquistou a medalha de 1º Lugar. Este destaque no pódio habilitou Henrique para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude em Natal, RN, com um diferencial, todos os gastos para participar deste evento, foram patrocinados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Nos Jogos Escolares da Juventude Henrique constatou a integração de pessoas de todo o Brasil, de diversas classes sociais e culturais, jovens que estavam unidos pelo esporte. O atleta narra que foi uma experiência única, embora tenha caído no início da prova e ficado em 7º lugar, percebeu a importância do atletismo no sentido de inclusão e quebra de barreiras sociais. A participação neste evento foi um incentivo para continuar promovendo o atletismo na região.

No entanto, a falta e pistas oficiais na cidade e região, bem como a distância do clube que representa (SOGIPA) impõe limitações na rotina de treinos e exige superação deste jovem fundista. Ele segue uma planilha de treinamento a distância enviada semanalmente pelo técnico, José Aroldo Loureiro Gomes, conhecido como Arataca.
Até o ano de 2018 foi orientado por Leonardo Ribas, atleta que participou, como treinador, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, dos Campeonatos Mundiais de 2014 e 2015 (Nassau) e dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara em 2011, ele destaca que os atletas de base do atletismo brasileiro treinam muito forte, “este jovem santo-angelense, quase sem treino, alcançou pódios de destaque no estado e isso confirma que é uma promessa no atletismo e está acima da média” afirmou o especialista.
Henrique conta que as pistas oficiais são muito diferentes das que ele treina em Santo Ângelo, tamanho, piso, inclinação e demais aspectos físicos que criam dificuldades para estabelecer parâmetros e alcançar os índices que objetiva. Também fala que não é possível comparar o desempenho de tempo do atleta na rua e na pista oficial.
Quando a corrida é feita na rua o tempo que o atleta leva é maior. Nestas condições ele consegue a marca de 3min15s, mas na pista, em provas de 1000 metros, que é sua especialidade, consegue medias na casa de 2min50s. O seu objetivo é percorrer 1000metros em, pelo menos, 2min30s e por que não sonhar em ser um atleta olímpico?

Atletismo - Henrique Schommer (30) (Copy)

Atletismo - Henrique Schommer (50) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa

2 comentários

  1. Leonardo Rossato Ribas Responder

    Parabéns ao Henrique, sua família, escola e comunidade. Conheço um pouquinho desta trajetória inicial do atleta. Ele é um guri com talento e, certamente, sabendo se posicionar junto aos fatores externos, terá grandes condições de chegar ao alto rendimento. Desejo muito sucesso ao atleta.
    Parabéns pela matéria!

    1. Henrique Schommer Responder

      Muito obrigado professor, o tempo em que treinei contigo me deu uma base, um estilo de corrida próprio, que certamente me ajuda muito até hoje.