Por ordem da gerência da Caixa Econômica Federal de Santo Ângelo os clientes que depositam até R$ 1,5 mil em dinheiro devem procurar uma casa lotérica ou posto de atendimento. A restrição é materializada pela falta de disponibilidade de envelopes na sala de autoatendimento.
O objetivo da ação é direcionar o público que movimenta valores que giram neste patamar, para as lotéricas e postos avançados, visando melhorar o fluxo de atendimento dentro da agência, além disso, o banco busca justificar a ação afirmando que a população tem horário estendido ao efetuar o serviço fora da agência bancária.
Cláudio Gobatto, gerente da agência justifica que a prática não restringe o depósito. Ele afirma, com base em relatórios, que ainda são realizados os depósitos no autoatendimento. Além disso, ele explica que quando o depósito no valor de R$ 1,5 mil é realizado nas lotéricas, o valor é creditado na hora e quando é feito em envelopes no caixa eletrônico o crédito será feito somente depois do processamento, realizado por funcionários que precisam ser deslocados do atendimento das filas para este tipo de serviço.
Parte da justificativa do procedimento adotado pode estar na política de Estado implantada nos dois últimos anos, quando foram feitos dois Planos de Demissão Voluntária, os chamados PDVs. Nesta prática, somente em Santo Ângelo, 14 servidores da Caixa aderiram ao plano e saíram do quadro funcional.
A política de enxugamento do quadro funcional cria mais dificuldade para equalizar e manter o fluxo de atendimento dentro das agências. Uma das estratégias encontradas para diminuir o tempo de espera em filas é direcionar o fluxo de pequenos valores para as lotéricas. O gerente também relatou que diariamente, entre os envelopes depositados, são constatadas inconsistências que impedem o depósito solicitado, sendo que o atendimento realizado na lotérica evita este tipo de transtorno.