O atendimento na Agência Regional do IPE saúde em Santo Ângelo (Instituto de Previdência do Estado RS) está precarizado, um cartaz avisa que é realizado somente nas segundas e quartas-feiras. A situação se agravou, há cerca de duas semanas, quando se efetivou a aposentadoria da única servidora titular, para não ocorrer o fechamento das agencias locais está ocorrendo o deslocamento de pessoal de municípios vizinhos.
Em Santo Ângelo o novo horário de atendimento nas segundas e quartas-feiras é das 8h30min às 12 horas e a tarde das 13 horas às 16h30min. Nestas agências são prestados diversos tipos de atendimento e informações como: regularização do cartão de saúde, encaminhamentos de processos para inclusão de dependentes, processos de invalidez, são prestadas informações sobre médicos conveniados, rede hospitalar, identificação de problemas em processos, entre outros.
O atendimento está sendo realizado de modo provisório, tendo em vista que, o caráter de trabalho também não é permanente, uma servidora da cidade de São Luiz Gonzaga está se deslocando a Santo Ângelo para cumprir esta demanda.
Situação semelhante ocorre na cidade de Ijuí, onde o atendimento está restrito as segundas, terças e quartas-feiras, das 8 às 14 horas inclusive ao meio dia. O atendimento em Ijuí é realizado por um servidor que vem da cidade de Panambi.
Outros municípios são impactados com o pedido de aposentadoria de servidores que já adquiriram este direito e não há previsão de regularizar a situação. Esta situação está se agravando e os usuários deste serviço estão a cada dia, mais distantes do atendimento presencial nas cidades do interior.
A falta de renovação do quadro funcional e o não preenchimento das vagas deixadas por estes servidores que se aposentaram está forçando o deslocamento de pessoal de municípios vizinhos, há relatos da redução na capacidade de atendimento e nos dias de abertura das agências em Catuípe, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Panambi, Ijuí, Cruz Alta, entre outros.
Julia de Oliveira Stocker
Preciso do boleto para pagamento do Pames com código de barras para efetuar pagamento .
Referente aos meses de junho e julho de 2020.