É corriqueiro encontrar lixo indevidamente depositado em pontos variados de nosso município. O retrato cotidiano de hoje, embora pareça repetitivo, torna-se necessário ao insistente apelo visual que chega diariamente aos olhos. Registrado na manhã de segunda-feira na rótula da ERS 344, ponto que dá acesso ao município pela Av. Brasil tem a função de ilustrar um fato cotidiano.
O registro fotográfico foi eleito porque o lixo depositado no canal que leva água pluvial é esteticamente representativo. A composição dos elementos, embora real, demonstra o que acontece de um modo generalizado em outros pontos da cidade e se torna meramente ilustrativo de uma prática pouco cidadã. Suscita as consequências de poluição da água e do visual da cidade.
Não é só ali que o lixo é depositado, em diversos pontos da cidade percebemos a prática. Bem próximo ao local, no acostamento da referida rodovia percebemos mais lixo jogado como animais mortos, roupas e inclusive lixo eletrônico. Um dos temas principais da edição de hoje.