O ministro da Cultura, Marcelo Calero, anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão para a recuperação do Museu das Missões, em São Miguel das Missões. A informação foi dada pelo ministro da Cultura, Marcelo Calero, durante encontro com secretário de Estado da Cultura em exercício, André Kryszczun.
Em 24 de abril, o museu foi atingido por um forte temporal, danificando sua estrutura e acervo. Com o recurso, dá-se início ao trabalho de recuperação deste importante espaço de cultura, localizado no Rio Grande do Sul.
Os recursos serão utilizados na realização de projetos de reorganização, conservação e restauração do acervo afetado. Todo o acervo do museu, composto de 98 esculturas missioneiras, foi afetado pela umidade e por quedas causadas pelo forte vento que atingiu o Pavilhão Lúcio Costa, sendo que 30% das peças foram severamente danificadas por mutilações de membros e cabeças, perfurações por material de construção (vidros, telhas), achatamentos, absorção de água, deslocamento da policromia, rachaduras e perdas de fragmentos.
O museu
O Museu das Missões foi criado em 8 de março de 1940 com o objetivo de reunir e conservar as obras de arte ou de valor histórico relacionadas com os Sete Povos das Missões Orientais, fundados pela Companhia de Jesus na região Noroeste do Rio Grande do Sul.
O Museu das Missões reúne a maior coleção pública de imagens missioneiras do Mercosul. As três salas de exposição do Pavilhão Lucio Costa apresentam 81 imagens missioneiras.