A Turma do Dionisio no Projeto Arte Sesc

O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio inicia neste mês um roteiro de apresentações de suas peças pelo “Projeto Arte Sesc Cultura Por Toda Parte”. O projeto...

1231 0

O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio inicia neste mês um roteiro de apresentações de suas peças pelo “Projeto Arte Sesc Cultura Por Toda Parte”. O projeto tem o objetivo de promover o acesso de crianças e jovens às atividades artísticas, especialmente ao Teatro. As atividades são promovidas pelo SESC/RS e organizadas pelo SESC Santo Ângelo. As apresentações prosseguem nos meses de junho, agosto e outubro.

Nesta primeira etapa, o Grupo apresenta a peça “As Aventuras de Fortúnio” nas cidades de Pirapó, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões. A peça, escrita por Maristela Marasca, utiliza o humor para tratar de coisas sérias. Trata-se de uma comédia sobre o amor que propõe a discussão sobre os problemas do Meio Ambiente, especialmente o excesso de produção de lixo. A peça utiliza a linguagem do teatro de atores e de máscaras. A linguagem e os elementos visuais do espetáculo retomam alguns aspectos da cultura popular, como: o uso de bordados e técnicas tradicionais do artesanato nos figurinos e adereços; as promessas religiosas; a linguagem “campeira” utilizada pelos personagens. É um espetáculo leve, que interage com a plateia e deixa o seu “recado”. Em cena, estão Maristela Marasca e Jerson Fontana. Na técnica está Juliani Borchardt.

Apresentado para um público superior a 42 mil pessoas, o espetáculo participou de diversos eventos, como: Dia Mundial da Água, Semana Interamericana da Água e Semana do Meio Ambiente.

O Grupo de Teatro A Turma do Dionísio mantém atividade ininterrupta desde 1986, quando foi criado na cidade de Santo Ângelo. Em 26 anos de trabalho, o Grupo realizou mais de 1.700 apresentações, atingindo um público superior a 485 mil espectadores, no Brasil (estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo), na Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia e Itália.

Neste artigo

Participe da conversa