Nesta quinta-feira, dia 20, feriado de Corpus Christi, acontece a Festa de Eucaristia na Catedral Angelopolitana. Logo no início da manhã haverá a confecção dos tradicionais tapetes, que colorirão o entorno do Centro Histórico.
Os tapetes serão confeccionados pelas pastorais, movimentos da igreja, instituições, amigos da praça, além de voluntários. Já no período da tarde, a partir das 15h haverá missa solene, presidida pelo bispo Dom Liro Vendelino Meurer e concelebrada por alguns padres. Logo após, será realizada a Procissão Festiva, em homenagem a Cristo Eucarístico. O pároco Padre Rosalvo estende um convide para que toda a comunidade participe e explica que antes de ser traído, antes de ser entregue para a morte na cruz, Jesus se reuniu na chamada Última Ceia com seus apóstolos.
“Nesta ceia de despedida Jesus nos deixou o melhor presente que podia nos dar, quando tomou o pão e o vinho e em suas mãos agradeceu e abençoou e disse: Tomais e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei isto é meu sangue. Fazei isto em memoria de mim”.
Rosalvo destaca que essa foi a instituição da Eucaristia e dessa forma, Jesus é comida e bebida para todos que nele acreditam e o amam.
“Esse é Jesus por inteiro que se faz presente na Eucaristia, que levamos para as ruas de nossa cidade na Procissão de Corpus Christi, a ele fazemos nossa homenagem, pois ele é o caminho e vida para o mundo inteiro”. Ressalta o Padre Rosalvo.
Saiba mais
O dia de Corpus Christi, cujo nome que vem do latim significa “Corpo de Cristo”. Esta celebração teve sua origem na Bélgica, no ano de 1243, na cidade de Liége.
0 Vinte e um anos depois o Papa Urbano IV, através da Bula Trasnsturus de Hoc Mundo, estendeu essa festa as igrejas no mundo todo.
A Eucaristia, diz o Papa Francisco, é o coração palpitante da Igreja, é a única matéria nesta terra que tem verdadeiramente sabor de eternidade.