Os eleitores locais ultrapassaram o percentual mínimo de 4% de votos necessários para obter a classificação na Consulta Popular 2018/2019. Santo Ângelo está apto a participar do rateio dos recursos provisionados no orçamento do Estado no ano de 2019. Está previsto para a região do Corede Missões um volume de três milhões de reais.
Foram mais de quatro mil votos. Na tabela ao lado não estão computados os votos of-line e a parcial que ilustra a matéria foi um resumo obtido quando ainda faltavam 8h para encerrar a votação. Confira ao lado.
A votação foi prorrogada e encerrou ontem às 23h59min, pois o governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), prorrogou a votação da Consulta Popular devido a pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
A prorrogação foi concedida pois os membros do Coredes enfrentaram dificuldades de operacionalizar votos das urnas Of-line no primeiro dia da Consulta. Além disso, o site do TSE também estava fora do ar e não permitia a consulta do título de eleitor. Outro fator que pesou na decisão foi o jogo da seleção Brasileira ocorrido na quarta-feira, dia 29, evento esportivo que motivou a mudança na rotina da população.
Militares da segurança pública trabalharam efetivamente para que a população votasse, incentivando a demanda do setor. Os votos foram realizados espontaneamente pela internet no site da Consulta Popular e também por meio de um aplicativo gerenciado por integrantes do Comude.