Ecoam no Rio Grande as vozes das Missões

O 9º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 8º Canto Piá Missioneiro inicia amanhã, às 20h. Entre os dias 8 e 10 de setembro, Santo Ângelo irá...

2334 0
Ouvir-se-á um canto de identidade nas Missões
Ouvir-se-á um canto de identidade nas Missões

As apresentações do 8º Canto Piá Missioneiro será no sábado à tarde no Teatro Antônio Sepp. Neste ano haverá uma inovação, enquanto é feita a apuração das classificadas que voltam ao palco na grande noite do festival, haverá uma palestra abordando aspectos históricos das Missões que será ministrada pelo Historiador e Escritor Mário Simon.
O coordenador do evento, Júlio Matos, explica que os temas são livres, no entanto, a temática missioneira é valorizada, tanto pela organização, quanto pelos músicos, que apresentam canções com forte apelo histórico que envolve a vivência dos povos missioneiros. Inclusive existe um troféu específico para a música que se destaca na temática Missioneira.

Quinta-feira
Às 20h30 ocorre show com Eduardo Maicá e na sequência serão apresentadas seis músicas concorrentes a final da Etapa Local do Canto Missioneiro e quatro da Etapa Geral.

Sexta-feira
Na sexta-feira, dia 9, a programação ocorre novamente no Teatro Antônio Sepp. Às 20 horas sobem ao palco os intérpretes das outras quatro composições concorrentes a final da Etapa Local do Canto Missioneiro e das outras oito da Etapa Geral. Às 23 horas acontece show com Fábio de Oliveira. Está previsto para às 23h30min de sexta-feira, 9, a divulgação das cinco músicas que disputam a final da Etapa Local do Canto Missioneiro e das outras oito que disputam a final da Etapa Geral.

Sábado
Já no sábado, dia 10, a partir das 14 horas, também no Teatro Antônio Sepp, serão apresentadas as dez músicas concorrentes do Canto Piá Missioneiro – cinco da Categoria Mirim e cinco da Juvenil. A entrega da premiação aos vencedores do Canto Piá Missioneiro está marcada para as 17 horas.
Ainda no sábado, dia 10, a partir das 20 horas, na Praça Pinheiro Machado, Centro Histórico de Santo Ângelo, acontece a reapresentação das 13 músicas finalistas do 9º Canto Missioneiro da Música Nativa. Às 23 horas ocorre o tradicional show de encerramento com Família Guedes e Lançamento da Revista Ronda Gaúcha. Após ocorre a entrega da premiação aos vencedores do festival.

Comissão julgadora
O 9º Canto Missioneiro da Música Nativa e do 8º Canto Piá Missioneiro tem como jurados Arakén Maicá, Eron Carvalho, Maria Luisa Benitez, Mário Tessoldi e Nilton Ferreira. Terão a missão de escolher as finalistas entre as 32 composições classificadas as vencedoras nas duas categorias do Canto Missioneiro (etapas Geral e Local) e nas duas do Canto Piá Missioneiro (Juvenil e Mirim).

Organização
O 9º Canto Missioneiro da Música Nativa e o 8º Canto Piá Missioneiro de Santo Ângelo são uma promoção da Prefeitura de Santo Ângelo o coordenador é o secretário de Cultura, Júlio César Barrera Matos e tem a Produção Cultural da Nova Produções, patrocínio das Lojas Becker e Produtos de Limpeza Girando o Sol e financiamento do Sistema Pró-Cultura da Secretaria do Estado de Cultura do Rio Grande do Sul.

Shows do Festival

Nos dois primeiros dias a organização do evento valoriza os artistas locais, Na quinta-feira, dia 8 de setembro, ocorrerá o show de abertura do festival com Eduardo Maycá. Na sexta-feira, dia 9 de setembro, a atração principal será o show de Fábio Oliveiro, ambos no Teatro Municipal Antônio Sepp. No sábado à tarde, também no Teatro, após a apresentação das músicas do Canto Piá, haverá o show com Raone e também uma palestra com Mário Simon falando sobre aspectos históricos das Missões.
Já o show de encerramento, no sábado, dia 10 de setembro, será em frente à Catedral Angelopolitana com Jorge Guedes e Família. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento da revista Ronda Gaúcha. Nesta última noite, caso chova, o Festival ocorrerá no Teatro Antônio Sepp.

Neste artigo

Participe da conversa