Entidades ligadas ao setor primário e o Governo Municipal estão trabalhando na organização da 9ª Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar das Missões – FEAAGRI -, marcada para o período de 31 de maio a 3 de junho deste ano, no Parque de Exposições Siegfried Ritter. A feira, pela primeira vez, conta com a chancela do Governo Federal, através de aprovação de projeto cultural, via Lei Roaunet, do Ministério da Cultura.
Os interessados em expor devem se antecipar na aquisição de espaços internos e externos. De acordo com os organizadores, 65% dos espaços destinados à indústria, comércio, serviços e artesanato já estão comercializados. Para as agroindústrias, a comercialização dos estandes abre a partir do dia 1º de abril. A feira abre espaço para a comercialização da produção da agricultura familiar missioneira. Na avaliação dos realizadores, comissão formada pela Associação de Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), Emater/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais- STR/Fetag, Cotrisa, Sindicato Rural, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e o Governo Municipal, uma das grandes dificuldades das agroindústrias familiares é a comercialização e o acesso às tecnologias de produção, e a FEAAGRI Missões é a ferramenta que proporciona aos empreendedores rurais, a oportunidade de colocar seus produtos de forma direta ao público consumidor e acesso às informações.
O presidente da comissão organizadora e do STR de Santo Ângelo, Daniel Casarin, diz que é importante oferecer um espaço como a FEAAGRI, capaz de agregar renda à produção da pequena propriedade. “A feira é uma oportunidade de renda e vitrine para a expansão das agroindústrias”, pontuou.
ESPAÇOS
Empresas dos setores do Comércio, Indústria, Serviços e Artesanato, interessadas em aproveitar o potencial de negócios da FEAAGRI Missões, podem obter maiores informações sobre espaços junto à Secretaria Executiva da Fenamilho, no Parque de Exposições, ou pelo telefone 55 3312 1237. para as agroindústrias, as inscrições estarão abertas a partir de 02 de abril e podem ser feitas junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios missioneiros, seguindo critérios definidos pela FETAG.
ATRAÇÕES
A expectativa dos organizadores é da presença de um público de mais de 30 mil pessoas durante os quatro dias da feira. Além de exposição e venda da produção da agricultura familiar, uma série de atrações está agendada, com entrada franca todos os dias.
Entre as atrações estão exposição do comércio, indústria, serviços e artesanato, café colonial, palco cultural, praça de alimentação, salão do automóvel, rodeio e festa campeira, palestra sobre Turismo Rural e Seminário sobre o Queijo, Pub do Queijo, Feira do Livro, shows, teatro, música, dança, Concurso Cosplay, Corrida de Naruto, Campeonato de Games, Carijada, apresentação de bandas marciais, de etnias e das entidades tradicionalistas de Santo Ângelo.