O escritor e professor Mário Simon estará lançando o romance histórico O CAMINHO DA PEDRA, em sua segunda edição. A primeira edição foi lançada na Feira do Livro de Porto Alegre em 1988 pela editora Martins Livreiro. Trata-se de um romance que, segundo pesquisas, é o primeiro escrito em Santo Ângelo. Com notável repercussão nos meios acadêmicos, a obra já mereceu monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado. A segunda edição, há muito esperada pela comunidade literária acadêmica ou laica, traz nova capa que tem a assinatura da Agenda Publicidades. Com 224 páginas, narra de forma romanceada a história de imigrantes alemães e seu contato com os índios missioneiros, já no período da decadência das Missões.
– Este romance, que chega com atraso a sua segunda edição, revela a produção madura e apurada de um autor que já se preparava há anos para presentear aos seus leitores uma obra que reflete sua capacidade de compreender a existência sem falsos heróis, profetas, ou truísmos. – diz a doutora em Letras, professora Nelci Müller. E acrescenta: – Não se passa incólume por esta leitura: ao se fechar a última página do romance, pelo transbordamento informativo, emocional e pela inventiva ficcional, ficamos em gritante silêncio a fim de repensarmos e compreendermos a dialética da condição humana e da nossa própria história.
Já o editor, na primeira edição, registrava na orelha do livro:
– O forte de O CAMINHO DA PEDRA é, particularmente, a maneira realista com que o autor trata desses assuntos. Sem devaneios, sem piedade, sem subterfúgios. Violento, trágico, lírico e apaixonado. Uma linguagem forte e dura que faz rir, chorar e sonhar. Principalmente, sentir. Sentir um tempo e espaços que se foram e que, agora, lamentamos não os conhecer melhor.
O lançamento do romance de Mário Simon está previsto para o dia 6, às 18h30min, na Feira do Livro de Santo Ângelo, erguida no Centro Histórico. O autor, que foi o Patrono da Feira na sua primeira edição no ano passado, autografará o romance no espaço Café Literário, da Academia Santo-angelense de Letras.