Representantes da Associação Regional Beneficente dos Aposentados e Pensionistas de Santo Ângelo – ARBAPESA estiveram, ontem, 12, reivindicando aos vereadores ações em beneficio à terceira idade. Para Flávio José Caliari, integrante da associação, é possível e, principalmente, importante, que Santo Ângelo tenha uma Casa do Idoso e, assim, preste um melhor atendimento à demanda. Para a associação, é de extrema importância que o município pense em alternativas que possibilitem o melhor atendimento à categoria. Ainda no mês passado, a associação esteve reunida com o Presidente do Legislativo, vereador Paulo Azeredo, momento em que trataram sobre a proposta de instalação de uma casa geriátrica nas dependências do antigo hospital Santa Izabel, bem como a implantação de um espaço de atendimento ao idoso, onde o mesmo possa ficar durante o dia praticando as mais variadas atividades. Conforme o presidente Azeredo, ações no sentido de reaproveitar as dependências do Hospital Santa Izabel já estão sendo realizadas. No mês de julho, o edil esteve reunido com empresários e com o prefeito Eduardo Debacco Loureiro para tratar sobre o tema. Para o vereador, “nada mais justo do que criar uma entidade regional com serviço de geriatria e juntamente acoplar a “Casa do Idoso”, onde ele possa passar o dia recebendo assistência médica, lazer, alimentação. Essa é uma reivindicação justíssima, que a Casa Legislativa já se preocupou em encaminhar ao prefeito”, explica. Além da referida reivindicação, a ARBAPESA falou dos transtornos que os aposentados e pensionistas tem sofrido com o baixo reajuste. Na ocasião, o presidente do Parlamento fez questão de repassar aos representantes da associação, moção encaminhada pelo Legislativo Municipal, a todos os representantes de todos os partidos no sentido de que o Ministro da Previdência, juntamente com a Presidente da República leve em consideração a reivindicação da classe, “para que quando tiver o aumento, seja no mínimo igual ao aumento dado àqueles que estão na ativa”. A moção já foi encaminhada e contou com a aprovação de todos os edis.
Contratações Temporárias
Três projetos de lei do Executivo Municipal foram aprovados na segunda-feira, 12, na Câmara de Vereadores. Dois deles autorizam a contratação temporária de profissionais para atuar junto ao Poder Público. As matérias, que foram aprovadas por unanimidade, possibilitarão a contratação de duas fonoaudiólogas para atuar na rede de ensino municipal, bem como a contratação de seis médicos clínicos gerais, com carga horária semanal de 40 horas, os quais integrarão o programa Estratégia em Saúde da Família – ESF.
Mérito Empresarial
Já o terceiro e último projeto de lei, apreciado pelos edis, institui e insere no calendário de eventos do município o Prêmio Mérito Empresarial. Em síntese, o prêmio busca homenagear as empresas que desenvolvem, de forma contínua, projetos de responsabilidade social e programas de qualidade total em benefício do desenvolvimento, crescimento e progresso da comunidade. O Prêmio Mérito Empresarial já é realizado anualmente pela Câmara Municipal em parceria com a ACISA e agora, com a aprovação unânime do referido projeto, o mesmo contará com a participação do Poder Executivo.