URI está entre as cinco universidades gaúchas com Doutorado em Direito

O CAPES autorizou o funcionamento do curso de Doutorado em Direito no câmpus de Santo Ângelo e o anúncio foi realizado na manhã de sexta-feira, dia 10. Apenas...

1940 0

Coletiva 3

A Direção da URI Santo Ângelo reuniu, na manhã de sexta-feira, 10, veículos de comunicação, a direção da FuRI, chefias de Departamento, coordenadores de cursos e professores, para fazer o anúncio oficial da homologação, pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – para funcionamento do curso de Doutorado em Direito no câmpus de Santo Ângelo.
Após agradecer o apoio da imprensa, da FuRI e da Reitoria e o trabalho incansável de professores e funcionários, o Diretor-Geral Gilberto Pacheco referiu-se ao slogam da URI “O conhecimento muda sua vida”, afirmando que “com este propósito, podemos mudar o Brasil por meio da Educação. É uma satisfação dizer que um aluno pode ingressar na Escola Básica aqui na URI e, passando por todos os ciclos, sair com doutorado”.
Lembrando que no Brasil existem 30 doutorados em Direito e que no estado a URI é a quinta instituição a oferecê-lo, Pacheco observou que isto “é magnífico para Região, para Santo Ângelo e para a URI. Esta conquista não é por acaso, resulta de muita produção científica, pesquisa, publicações, convênios e mobilidade internacionais e do trabalho permanente dos 16 doutores do Mestrado, que qualificaram este projeto”.
O Diretor-Geral da URI fez agradecimento especial ao doutor José Alcebíades de Oliveira Junior, que abdicou de funções exercidas então, e veio para a URI implantar o projeto do Mestrado, base para mais tarde pleitear o doutorado.

URI no circuito
internacional da pesquisa
Ao manifestar-se, o Coordenador do Mestrado em Direito, doutor João Martins Bertaso, disse que “o dia de hoje é histórico para a URI e a Região”, destacando o protagonismo e a parceria responsável da direção do câmpus, o apoio da Reitoria e da Fundação, o alto nível do corpo docente, as publicações, os convênios e a mobilidade acadêmica como fatores que somaram para o êxito do projeto encaminhado em 2014.
Bertaso observou que “a URI integra agora um círculo restrito em nível mundial, intensificando pesquisas avançadas e intercâmbio científico com universidades da Europa e América Latina, lembrando que já podemos orientar estágios de pós-doutorado, como o do estudante europeu que recebemos no momento”.
O coordenador disse que o fato de a URI tornar-se um centro regional, nacional e internacional na área do Direito, foi fator que contou muito para a aprovação do Doutorado. “Além de sermos um centro no sul da América, regionalmente é muito valioso, pois para fazer o doutorado, os interessados não precisam mais fazer grandes deslocamentos”.
O fortalecimento da URI, que agora conta com dois doutorados (já existia o de Engenharia de Alimentos, em Erechim) também foi destacado por Bertaso, que encerrou sua fala informando as datas já agendadas: setembro deste ano para abertura do Edital e março de 2017 para início das aulas do Doutorado em Direito.

Excelência acadêmica como busca permanente
Para o Diretor-Acadêmico Marcelo Stracke, “o doutorado representa uma caminhada de muito trabalho e de coragem, na qual eu preciso destacar a liderança do diretor Pacheco. Além de já se confundir com a história da URI, o Pacheco merece a nossa gratidão e o nosso aplauso, pela inabalável confiança e persistência nos propósitos. Parabenizo o professor Bertaso, que representa o grupo e viveu toda esta árdua caminhada”.
Stracke disse que o momento vivido em 2016 pela URI Santo Ângelo é um ápice do ponto de vista acadêmico. “Nós completamos, com o curso de Agronomia, todas as áreas do conhecimento, investimos na pesquisa e inovação com o Parque TecnoURI e agora com o doutorado, concluímos o ciclo dos níveis de conhecimento. Lembro que mesmo já sendo uma Universidade, a todo momento precisamos continuar comprovando e esta deve ser uma meta permanente: consolidar e fortalecer a excelência acadêmica. Em relação ao doutorado, agradeço aos 16 doutores do Direito que publicaram artigos científicos em 57 revistas, o que contribuiu para a aprovação do projeto. Agora, somos uma referência de pesquisa e produção científica numa imensa região do Mercosul”.

URI vive fase espetacular
Ao afirmar que a URI vive uma fase espetacular, a Diretora-Administrativa Berenice Wbatuba agradeceu a todos que se empenharam no projeto do doutorado, citando a emoção que ela constatava na consultora jurídica Rita Andreatta e na professora mestre Dinalva de Souza, presentes ao ato, “e que muito contribuíram para a execução do projeto”
Ao avaliar os bons resultados visíveis na URI, a Diretora citou os novos prédios, os laboratórios, os estacionamentos e gabinetes para professores recém construídos, assim como o Parque Tecnológico em implantação e o gerador próprio, frutos de convênios com o Ministério Público e governos estadual e federal.
“Além destes, temos grandes investimentos que só são sentidos a médio e longo prazo, disse Berenice, como o corpo docente de alto nível, o excelente acervo bibliográfico, a implantação do curso de Agronomia e a conquista do doutorado. Cabe-nos agradecer e reconhecer a todos pelo empenho e ao professor Bertaso, pela condução deste projeto”.
Logo após as manifestações, o Reitor Luis Mario Spinelli e o professor doutor José Alcebíades de Oliveira Junior, impossibilitados de estarem presentes, fizeram contato telefônico para cumprimentar a URI Santo Ângelo pela importante conquista.

Coletiva 1

Neste artigo

Participe da conversa