Qualificação profissional por meio do aprendizado

Uma parceria entre o CEDEDICA e empresas da cidade, busca a capacitação de jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos

1596 0

Cededica (5)Através de uma parceria entre o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDEDICA de Santo Ângelo e a empresa Arte&Gesso, jovens terão aula de decorador em gesso convencional, acartonado e gesso 3D.
As oficinas serão ministradas pelo empresário e voluntário Marcos Almeida, da empresa Arte&Gesso e as atividades estão previstas para iniciarem em julho. Na primeira etapa do projeto está prevista a seleção de 10 adolescentes, que será feita pela equipe técnica do CEDEDICA, composta por psicólogos, psicopedagogo e assistente social.
Participam adolescentes em conflito com a lei ou em vulnerabilidade social. A intenção é de que estes jovens tenham qualificação e capacitação para o mercado de trabalho.
Segundo a coordenadora Técnica do regime de semiliberdade, Vanderleia da Silva, a iniciativa busca proporcionar aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa ou que participam do projeto de “Prevenção pelo Esporte”, uma oportunidade de profissionalização através de cursos promovidos por empresas do município.
Marcos destacou a importância da iniciativa de capacitação, para a inserção destes jovens no mercado de trabalho. “Esta qualificação profissional vai atender jovens não só da cidade, mas também da região, pois alguns deles não são daqui e após acabar o curso podem ter uma maior facilidade para arrumar emprego em sua cidade, uma vez que a mão de obra para trabalhos em gesso é bastante procurada e atualmente conta com poucos profissionais disponíveis”, disse Marcos. Além disso, os jovens contarão com lanches e com o material de forma gratuita.
Já o assistente social Romel Hintz Wagner, destacou que os adolescentes através das atividades ocupacionais poderem obter uma satisfação pessoal, além da profissionalização, que atualmente é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho.
Para manter e desenvolver o projeto, o CEDEDICA conta com o apoio da Promotoria de Justiça Especializada da Infância e Juventude de Santo Ângelo, Juizado Regional da Infância e da Juventude de Santo Ângelo, do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura Municipal, Nara Diel e Arte&Gesso.

CEDEDICA

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente atua na execução das medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida (LA), Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Semiliberdade, atendendo adolescentes de 12 a 18 anos que se encontram em conflito com a lei.
No final de 2009, o CEDEDICA de Santo Ângelo passou a executar a medida de semiliberdade, a partir de um convênio com a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social, através da FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo.
Os adolescentes inseridos na medida de semiliberdade são oriundos das Comarcas da área de abrangência do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Santo Ângelo. Desde agosto de 2002, o Centro de Santo Ângelo realiza um atendimento diferenciado para os adolescentes e suas famílias, uma vez que estruturou uma equipe de trabalho formada por psicólogos, psicopedagogo, pedagogo, assistentes sociais e advogado, que acompanha e verifica o correto cumprimento da medida e também o encaminhamento para a rede de atendimento, visando à garantia dos direitos.
Através do Programa de Prevenção pelo Esporte a entidade tem conseguido a inclusão de crianças e adolescentes, estimulando a frequência à escola, o bom aproveitamento escolar e a valorização dos estudos enquanto valor pessoal e de crescimento profissional futuro, bem como a prevenção às drogas e à violência.
Atualmente, o CEDEDICA de Santo Ângelo atende cerca de 50 adolescentes no Programa de Prevenção pelo Esporte, 13 em situação de semiliberdade e 34 em medidas socioeducativas.

Neste artigo

Participe da conversa