Aprendizado dentro e fora da sala de aula na Escola da URI

814 0

A rotina de um jornal não é das mais fáceis. É uma constante correria, afinal de contas a notícia é algo muito perecível. Todavia a atividade é uma das mais gratificantes e fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. É a imprensa que informa, fiscaliza e movimenta os diversos setores da comunidade. É o 4º Poder de um Estado.
Atentos a isso, e ,com uma proposta de inserir os jovens alunos neste universo de informações,  a Escola da URI, por meio de sua professora de Português Geize Batista, lançou um desafio aos alunos do 5° ano: produzir um jornal. Para isso, eles contaram com recursos em forma de reportagem, recortes, além de visitarem os órgãos de imprensa da capital missioneira.
Para auxiliar na nobre tarefa dos jovens estudantes Alexandre Grass Paz, Enzo Londero e Milene Seibt,  o jornalista Rodrigo Bergsleithner (editor do Jornal e Revista O Mensageiro) e o repórter Jonatã Junior, abriram a sala de redação do Jornal e Revista O Mensageiro. Foi explicado todo o funcionamento de um jornal, bem como o processo de impressão. Após, os jovens elaboraram reportagens em suas áreas de interesse e como resultado de todo esse processo, foi confeccionado o jornal “Palácio das Notícias”. Os alunos também aprenderam sobre a arte da diagramação e o fechamento de edição com o diagramador/artefinalista Roque Bergoli, integrante da redação de O Mensageiro.
Para o estudante do 5° ano da Escola da URI, Alexandre Grass Paz,  foi muito bom conhecer a rotina de um jornal e ver como as reportagens são elaboradas. “Foi muito bom realizar este projeto. Foi bem legal entrevistar as pessoas e visitar os locais. Em nosso jornal tentamos seguir as dicas que os profissionais nos deram, desta forma o trabalho ficou mais fácil e divertido”, diz.

Neste artigo

Participe da conversa