O 8º Canto Missioneiro da Música Nativa reapresenta na noite de hoje as 13 canções classificadas da categoria geral e local. Na tarde, às 14h, se apresentam as cinco músicas da Categoria Mirim e cinco da Categoria Juvenil do 7º Canto Piá Missioneiro de Santo Ângelo. O evento foi transferido para o teatro Municipal Antônio Sepp e a decisão foi tomada a pedido dos músicos e público que consideram o local mais confortável diante das condições climáticas previstas para este final de semana.
As músicas que participam da mostra competitiva foram eleitas entre outras 800 canções inscritas. Júlio Mattos o coordenador do evento afirmou que o Canto Missioneiro é a maior expressão da música Missioneira na região e agradeceu o apoio dos músicos que tiraram de suas gavetas e mentes canções que agora devem compor o CD do evento.
DANIEL TORRES
Daniel Torres nasceu em Santa Vitória do Palmar, no entanto, é de pai chileno, mãe argentina e cresceu no Uruguai. Foi alfabetizado em Espanhol e retornou ao Rio Grande do Sul já adolescente, só então começou a falar o português. Daniel Torres nasceu em meio ao mundo do espetáculo e da música: seus pais eram artistas de circo e também trabalhavam no rádio como atores.
Em 1989 foi indicado para o Premio Sharp de cantor revelação de música regional. Em 1997, recebeu o troféu Vitória de melhor intérprete do Rio Grande do Sul, concedido pelo Governo do Estado. Daniel Torres, o cantor do MERCOSUL, é a voz da integração pampeana.
Participou de inúmeros festivais nativistas e coleciona mais de 50 troféus de melhor intérprete.
Abertura Oficial do “Canto”
Autoridades e lideranças, além da comunidade em geral prestigiaram na quinta-feira, 10, a abertura oficial do 8º Canto Missioneiro. Entre os participantes estavam o presidente de honra do festival, o professor e historiador Mario Simon; a vice-prefeita, Nara Damião Makvitz e o diretor geral da Secretaria de Cultura, André Kryszczun.
Antecedendo os pronunciamentos oficiais, o jurado do 8º Canto Missioneiro, Robledo Martins interpretou o Hino Riograndense.
Ao declarar oficialmente aberto o 8º Canto Missioneiro da Música Nativa, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, salientou o empenho da equipe da atual administração para a realização de mais uma edição do evento.
Já o secretário de Cultura, Julio Matos, destacou a participação de artistas de todos os cantos do Rio Grande do Sul, de outros Estados e até de outros países no evento.