O teatro está na cena cultural da cidade

648 0

O Festival de Teatro Cidade dos Anjos encerra hoje à noite, às 21h, com a entrega da premiação aos vencedores. Pelo que já apresentou até a sexta-feira, surpreendeu aos organizadores e também ao público, que só nas quatro primeiras apresentações reuniu cerca de 1200 pessoas. Ao todo se apresentam até o final da noite de hoje, 14 grupos e companhias de teatro profissionais, universitárias e amadoras. Divididas em dois gêneros: infantil e adulto.

 

As peças são de companhias de toda a região sul do Brasil e, inclusive, da Argentina. O Evento foi possível pela união de entidades e empresas que disponibilizaram estrutura como sonorização, trabalho gráfico, filmagens, local, e apoio técnico para que fosse possível receber os atores e viabilizar o projeto liderado por Peppe Company – Companhia Artística, que tradicionalmente já participa de eventos deste gênero levando o nome da Cidade para outras regiões.

O alto nível dos atores e das peças apresentadas até o momento no festival, revelou-se uma grata surpresa para a organização e para o público, que não se arrependeu de compor a plateia para assistir aos teatros. Durante o festival os atores e diretores mantêm contato com outros projetos do gênero e obtém o feedback do público e dos jurados, pois após cada apresentação é realizado um debate onde profissionais do teatro fazem apontamentos para os atores e produtores das peças.

O festival vai distribuir quatro mil em prêmios mais Troféu aos ganhadores. Cada peça está sob o olhar atento do ator, diretor e produtor Airton de Oliveira, produtor e diretor Andre Assmann e Atriz e Diretora Sandra Loureiro.

 

Santo Ângelo no circuito do Teatro no Mercosul

Rogério Peppe diretor da Peppe Company atua há oito anos em festivais e afirma que a partir do sucesso desta primeira edição, Santo Ângelo entra no circuito dos festivais de teatro do Mercosul, visto que, não ocorria um evento do gênero a muitos anos na cidade. “Uma das nossas intensões é esta. De proporcionar alternativas culturais para a cidade, onde as novas gerações possam usufruir dos benefícios dos espetáculos teatrais” afirmou Rogério Peppe, que também destaca a importância do intercâmbio cultural proporcionado aos artistas e produtores.

 

Na manhã de sexta-feira os atores da companhia “Você Sabe Quem” de Pelotas estavam na plateia para assistirem aos colegas da “Tribu di Arteiros” que apresentavam a peça “Todos por uma coisa só” de Morro Reuters. O diretor da peça infantil “A Boneca Doroty” de Pelotas, Diego Carvalho conta que os festivais são importantes para que ocorra a troca de ideias para perceber como a dinâmica do trabalha se adapta a públicos de outras cidades. Torna-se um a oportunidade de construir junto com o público, outros artistas, diretores e jurados a formação necessária para atuar com mais qualidade. A companhia “Você Sabe Quem” veio para Santo Ângelo com oito pessoas e permanecem até este sábado.

 

Apresentações deste sábado

14h30min

Os Viajantes – Grupo de arte e vida – Rosário do Sul

16h30mim

Remotê Controlê – Tribu di Arteiros de Morro Reuters

18h30min

#Família Reunida na Guerra – Os Bruxos da Corte de Palhoça

21h

Entrega da premiação

Neste artigo

Participe da conversa