A luz e a música ao encontro da religiosidade

830 0

Em Santo Ângelo continua o Encontro das Artes. Diariamente até 24 de abril e início às 20h, é possível conferir a Via Sacra Missioneira, as 14 estações representados por projeções gráficas em frente a Catedral Angelopolitana. Além disso, destacam-se nas noites do encontro, celebrações religiosas, shows de artistas locais e o show da banda Estado das Coisas que grava o DVD Rock de Galpão Volume II: Missões em Santo Ângelo.

Hoje, dia 16 às 20h a arte musical com
vertente missioneira tem destaque

O interprete, compositor e instrumentista Rubilar Ferreira e grupo se apresentam. Rubilar é santo-angelense com fortes influências da música regional do Rio Grande do Sul, no 7º Canto Missioneiro conquistou o segundo lugar da etapa local ao interpretar a música, Tio Bilia, o músico tem uma premiada carreira nos festivais do sul do país.  Além de Rubilar, o músico Eduardo Maycá também mostra a sua arte. Eduardo é um dos mais jovens descendentes de Cenair Maycá, compositor, instrumentista e interprete com passagens pelo Vitrine Gaúcha, Long Play, diversas participação em festivais e integra o Grupo musical Estampa Crioula das Missões do qual é vocalista.
Quinta-feira – 17 de abril: Via Sacra Missioneira (projeção mapeada), após a celebração de Lava Pés
Sexta-feira Santa – 18 de abril:  Via Sacra Missioneira (projeção mapeada), após a Procissão do Senhor Morto
19 de abril – Via Sacra Missioneira (projeção mapeada), após a Vigília da Páscoa
20 de abril (Domingo de Páscoa) – Show com Jennifer Scheffer e Jonas Demeneghi e a Via Sacra Missioneira (projeção mapeada).
Jonas é músico, instrumentista arranjador e interprete. Iniciou a carreira musical muito cedo. Atualmente, além de animar festas sociais em todo o Rio Grande do Sul, administra o Estúdio Coletânea, onde produz e grava a música de outros artistas, além ainda atende estúdios com reconhecido trabalho de samples e jingles publicitários. O perfeccionismo musical de Jonas Demeneghi faz do jovem músico um dos mais requisitados profissionais de Santo Ângelo, quando o assunto é animação de festas de casamentos e jantares.
Jennifer Scheffer, de apenas 20 anos, é reconhecida pela semelhança com Paula Fernandes, o timbre de voz e a aparência da cantora impressiona o público. Inclusive Jennifer teve recente participação no programa de televisão, Domingão do Faustão, no quadro “Os imitadores”. Nascida em Santo Ângelo, Jennifer começou a cantar profissionalmente, a menos de dois anos. A apurada percepção musical da jovem cantora impressiona pela afinada interpretação das músicas, mesma característica que ajudou a musicista a aprender o violão. Ao lado de Jonas Demeneghi deve brilhar no Encontro das Artes no domingo de páscoa.
21 de abril – Gravação do DVD Rock de Galpão (Banda Estado das Coisas) e Via Sacra Missioneira (projeção mapeada).
No dia 21 de abril a banda Estado das Coisas faz o registro das imagens que devem compor o DVD Rock de Galpão Volume II: Missões em Santo Ângel. A banda Estado das Coisas é formada por Tiago Ferraz (voz e guitarra), Rafa Schuler (guitarra e vocais), Guilherme Gul (bateria), Alexandre “Mestre Kó” Gaiga (teclados e vocais), Paulinho Cardoso (acordeon) e Gustavo Viegas (contrabaixo). Rock de Galpão Volume II: Missões consiste no resgate da música regional de raiz do Rio Grande do Sul em locações onde serão colhidos depoimentos de compositores e artistas do quilate de Luís Carlos Borges, Elton Saldanha, Mário Barbará e Neto Fagundes, os quais serão entrevistados no Festival da Barranca, que ocorre há 43 anos na cidade de São Borja. Entre as versões que serão revisitadas pela banda Estado das Coisas estão clássicos como Recuerdos da 28, Gaudêncio Sete Luas, Milonga para as Missões, Los Hermanos, Romance do Pala Velho, Canto dos Livres, Desgarrados e Entrando no M’bororé.
Participam do DVD, o bailarino e percussionista Diablo Jr. e do também percussionista e compositor pernambucano Reppolho. Para completar o espetáculo, um cenário composto por gravuras do artista plástico paulista – mas gaúcho de coração – Mai Bavoso. O espetáculo tem a direção artística do maestro Hique Gomez (Tangos & Tragédias).
22 de abril – show com o tenor Evandro Martins e Via Sacra Missioneira (projeção mapeada)
Evandro Prado Martins é natural de Santa Cruz do Sul, RS, desde criança teve contato com a múcias e aos 11 anos, ganhou o primeiro lugar como intérprete, ao cantar “Milonga”, do cantor gaúcho Pedro Ortaça. Aos 14 anos, montou com três colegas uma premiada banda de rock. Evando Martins estudou piano, teclado e canto lírico, seguiu em carreira solo e aprimorou o seu repertório cantando em 5 idiomas os maiores clássicos da música mundial. O artista já se apresentou em todo o Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, o tenor e multinstrumentista Evandro Martins participa também do Show Nativitaten no Natal Luz de Gramado, faz Shows de Natal em Canela, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, Paraíso do Sul e outras Cidades. Além disso mais de 400 alunos já passaram pelos seus cursos de música. Também foi regente de três corais.
23 de abril – Show com Danilo Show e banda e Via Sacra Missioneira (projeção mapeada) Danilo Matzenbacher, mais conhecido como “Danilo Show”, na noite do dia 23, deve elencar de seu vasto repertório musical, as mais apropriadas canções para compor um espetáculo musical no Encontro das Artes. O Músico santo-angelense, começou em bares e restaurantes, já participou de vários festivais de música e fez shows em diversas cidades. Desenvolveu seu repertório musical obedecendo os mais variados gostos ao animar casamentos, aniversários, formaturas e festas em geral.
24 de abril – Apresentação da Banda Municipal Estrela D’alva, do Coral Municipal Voz das Missões, do Coro Filadélfia e a Via Sacra Missioneira.

Neste artigo

Participe da conversa