Secretária da Educação se explica na Câmara

747 0

Parlamentares buscaram o esclarecimento de diversas questões relacionadas a assuntos voltados ao atendimento de estudantes especiais, número limite de alunos por turma, convocação de professores aprovados em concurso público e infraestrutura dos educandários, entre outros assuntos.
No que diz respeito ao atendimento de alunos especiais, a Secretária de Educação explicou que é preciso comprovar, através de laudo médico, a necessidade de monitor. “Buscamos sempre atender, com a maior agilidade possível, as solicitações por monitores, mas antes disso, precisamos ter em mãos esse laudo”, afirmou Rosa de Souza.

Convocação de
Professores
Ao ser questionada sobre a convocação de novos profissionais e sobre o desdobre de professores do Ensino Fundamental para a Educação Infantil, a Secretária explicou que a situação é emergencial e provisória, tendo em vista os mais de 100 laudos médicos protocolados recentemente. “Só nessa gestão, já foram nomeados 23 professores de Educação Infantil. Contudo, diante desses casos temporários buscamos a melhor solução para o município, sem causar prejuízos aos nossos alunos”, explicou.

Escola Armindo Utzig
O caso da Escola Infantil Armindo Utzig, na qual duas turmas foram unidas, excedendo o número limite de vagas, em um ambiente não compatível com a demanda, também foi apontado pelos vereadores.
Diante do fato, a Secretária explicou que está havendo um grande empenho em realocar esses alunos até que uma nova sala seja construída no educandário. “Nós temos a solução, mas há uma grande resistência por parte dos pais. Temos vagas disponíveis em outro educandário, muito próximos desse. Os alunos ficariam temporariamente nessa outra escola. Nosso problema maior está sendo a resistência das famílias” justificou Rosa de Souza.

Regularização
dos educandários
Outro assunto destacado pela Secretária diz respeito a regularização dos educandários. Segundo ela, a secretaria busca deixar pelo menos 50% das escolas em perfeitas condições de funcionamento. “Somente agora as escolas estão sendo legalizadas, pois há 15 anos elas trabalhavam sem nenhum tipo de amparo legal”, ressaltou.

Ponto eletrônico
Na ocasião, os vereadores solicitaram, ainda, que a secretaria se responsabilize pela instalação de material, de fácil visualização, contendo horário de funcionamento e nome dos responsáveis por cada escola.  Outra solicitação dos edis, é pela instalação de ponto eletrônico para os motoristas da referida secretaria.
Além da Secretária Municipal de Educação, Rosa de Souza e da Professora Municipal Maria Aparecida Brum Trindade, participaram da reunião, o Presidente da Casa Legislativa, Diomar Formenton, assim como os vereadores Paulo Azeredo, Everaldo de Oliveira, Osvaldir Ribeiro de Souza, José Martins, Jacques Barbosa e vereadora Zilá Andres.

Neste artigo

Participe da conversa