A capital missioneira do cinema

935 0

Iniciou na noite de ontem o 2º Festival de Cinema de Santo Ângelo, na sede social do Clube Gaúcho. A realização é do departamento cultural do Clube Gaúcho. O evento prossegue hoje e amanhã.

Segundo os organizadores do evento, “O Festival de Cinema é uma ideia que nasceu no ano passado, tendo a realização da sua primeira edição e que apresenta evolução, já que para a edição que iniciou ontem tem mais de 20 curtas-metragens inscritos, com participação de produções oriundas de diversas cidades da região e do Estado”.

Segundo o diretor cultural do Clube Gaúcho, Flávio Panzenhagen, “trata-se de uma iniciativa que valoriza e incentiva a produção local e regional. É de fundamental importância o Festival do Cinema como instrumento fomentador da cultura, ainda mais em uma cidade que possui duas salas de cinema, o que hoje é um privilégio de poucos municípios gaúchos. É um estímulo para todos os cidadãos participarem com seus trabalhos e seus olhares sobre a Sétima Arte”, disse.

Organização

De acordo com o organizador do Festival, o músico Claus Jerke, salienta que o evento tem o caráter competitivo e informativo, o que facilita o incentivo e serve de trampolim para outros festivais do gênero no Estado e no país.

Além da exibições dos filmes inscritos no festival, a Mostra também promove a Cerimônia de Entrega do Cisne de Ouro, estatueta destinada aos melhores em cada categoria.

O 1º Festival em 2011

Em setembro de 2011, na sede social do Clube Gaúcho, foi realizado o 1º Festival de Cinema de Santo Ângelo. . Foram dois dias de projeções de 18 vídeos e, após avaliação da academia e o próprio público que assistiu, foram definidos os vencedores neste sábado.

O destaque da noite foi “Bilhetes”, de Alice Dutra Balbé, que conquistou os prêmios de melhor filme, direção e ator. Alice confessa que foi surpreendida com o resultado da noite. “Até esperava ser premiada hoje, mas não três vezes”, disse, tentando equilibrar os troféus, entre um “parabéns” e outro recebido dos amigos, no salão principal do Clube Gaúcho.

Um dos prêmios mais importantes para qualquer diretor, o do júri popular, ficou nas mãos da estudante de jornalismo da Unijuí Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello. “Identidades Missioneiras”, feito com auxílio de colegas da universidade, tratou de questões bem locais. “Acredito que isso tenha mexido com o público. Mostramos pessoas e imagens aqui da região”, explica.

No fim da primeira, uma boa notícia foi anunciada: já está prevista para abril de 2012 a segunda edição de Festival de Cinema de Santo Ângelo.

Os vídeos vencedores serão exibidos na Sala 2 do Cine Cisne na próxima semana.

Os vencedores em 2011

Revelação: “Irmãos de Corpo”, Gustavo Della Flora e amigos.

Documentario: “Tio Bilia: O Rei da Oito Baixos”, Cristina Xavier Noal.

Júri Popular: “Identidades Missioneiras”, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello.

Melhor Fotografia: “Vocare”, Colégio Marista.

Melhor Roteiro de Adaptação: “Dom Casmurro”, Elton Enick Junior.

Melhor Música Original: “Vocare”, Colégio Marista.

Melhor Diretor: “Bilhetes”, Alice Dutra Balbé.

Melhor Ator: “Bilhetes”, Alice Dutra Balbé (diretora).

Melhor Atriz: “You Belong With Me”, Fábio André Zancan (diretor).

Melhor Filme: “Bilhetes”, Alice Dutra Balbé.

As exibições

As exibições dos filmes ocorrem hoje, dia 28, e amanhã, dia 29, sempre às 20h, na sede social do Clube Gaúcho, durante a 2ª Mostra Competitiva no Salão Metálico. Nesta quinta-feira, dia 29, ocorre a cerimônia de entrega do Cisne de Ouro aos melhores de cada categoria. A realização do evento conta com o patrocínio das seguintes empresas: Centro de Pinturas, Focco Corretora de Seguros, Mecautor, Padaria Santo Ângelo, Piattra Acabamentos, Prisma Vídeos, Rubi & Gerson Fotografias, Unimed Missões e Vieira Advogados.

Os jurados

O júri do 2º Festival de Cinema de Santo Ângelo é composto por convidados das áreas de música, cinema, teatro, fotografia, Letras, jornalismo e cinéfilos.

Premiações

Serão premiados os vencedores em diversas categorias, entre as quais: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor música original, melhor direção, melhor documentário, melhor animação e melhor filme do júri popular.

Neste artigo

Participe da conversa